Inova TRE-PI

Bem-vindo à página da inovação do TRE-PI!

Acreditamos que a colaboração e a criatividade são fundamentais para a construção de um ambiente mais eficiente e inovador.

O Laboratório de Inovação e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS) do TRE-PI foi criado por meio da Portaria Presidência Nº 720/2021 TRE/PRESI/DG/SGP/COPES/SEREF, de 28 de outubro de 2021 e tem por finalidade a criação de um ambiente de disseminação da cultura da inovação no âmbito do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, contribuindo assim para a realização deste importante valor identificado no plano Estratégico 2021-2026.

O processo criativo no serviço público pode ser um desafio, já que muitas vezes há limitações burocráticas e regulatórias que podem restringir a inovação. No entanto, isso não significa que a criatividade não seja possível ou necessária. Existem algumas maneiras de promover o processo criativo no serviço público:

💡 Incentivar a diversidade de ideias: É importante que as equipes de trabalho no serviço público sejam compostas por pessoas com diferentes formações, experiências e perspectivas. Isso pode ajudar a gerar uma gama mais ampla de ideias e soluções criativas para os desafios enfrentados pela instituição.

👨‍👨‍👦Estabelecer um ambiente de colaboração: Um ambiente de trabalho colaborativo pode estimular a criatividade. Isso pode incluir a promoção de atividades em grupo e a criação de espaços onde os servidores(as) possam se reunir e compartilhar ideias.

🧪 Estimular a experimentação: Permitir que os servidores(as) experimentem novas abordagens para resolver problemas pode levar a soluções mais criativas e eficazes. Isso pode incluir a realização de pilotos de projetos ou a realização de testes para avaliar novas ideias.

👨‍🎓 Promover a formação e o desenvolvimento: A formação e o desenvolvimento contínuos dos servidores(as) pode ajudar a promover a criatividade. Isso pode incluir a oferta de treinamentos em habilidades criativas, como o pensamento lateral ou o design thinking.

🗽Dar autonomia aos servidores(as): Dar aos servidores(as) mais autonomia pode permitir que eles experimentem e testem novas ideias. Isso pode incluir a criação de um programa de inovação, onde os servidores(as) possam propor ideias para melhorar os processos da instituição.

Ao implementar essas estratégias, é possível promover um ambiente mais criativo no serviço público e encontrar soluções inovadoras para os desafios enfrentados pela instituição.

SITES | LINKS DE OUTROS | LABORATÓRIOS | CONCEITOS DA INOVAÇÃO

Sites e aplicativos interessantes

🔝 MIRO:

Plataforma de colaboração visual intuitiva para equipes multifuncionais, onde diversas pessoas podem escrever, desenhar e criar de forma colaborativa.

🔝 TRELLO:

Ferramenta visual que possibilita o gerenciamento de qualquer tipo de projeto, fluxo de trabalho ou monitoramento de tarefas. Utiliza o método kaban para gestão à vista de atividades e sua distribuição entre os membros da equipe. Permite ainda a integração com o sistema SEI.


Links para outros laboratórios

🧪 LIODS-JE (TODOS OS TREs e TSE)

No link acima podemos ter acesso a gravações, treinamentos e materiais que vêm sendo desenvolvido pelo Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento sustentável da Justiça Eleitoral. Laboratório que vem desenvolvendo projetos de inovação  e educação de forma colaborativa com os vários Tribunais Eleitorais do País.

🧪 LIODS-JE/BA

🧪LIODS-JE/CE

🧪 G'Nova - Enap

🧪 Plataforma RenovaJud - Rede de inovação do Poder Judiciário brasileiro, instituída pela Resolução 395 de 2021 do CNJ.


Materiais de interesse

🧪 Laboratórios de inovação no Setor Público - ENAP

📕 Manual da Plataforma RenovaJud


CONCEITOS DA INOVAÇÃO

BRAINSTORMING | DUPLO DIAMANTE | OPEN INNOVATION | PENSAMENTO LATERAL

💡BRAINSTORMING

Brainstorming é uma técnica de geração de ideias em grupo, que visa estimular a criatividade e a inovação. Ela consiste em reunir um grupo de pessoas em um ambiente de colaboração e incentivar a livre expressão de ideias e sugestões em relação a um determinado problema ou desafio.

Durante uma sessão de brainstorming, todas as ideias são bem-vindas e nenhuma é descartada, independentemente de sua viabilidade ou exequibilidade. O objetivo é gerar um grande número de ideias, por mais absurdas que possam parecer, para, posteriormente, selecionar e refinar as melhores.

Existem várias técnicas de brainstorming, mas as mais comuns incluem:

  • Brainstorming livre: os participantes simplesmente compartilham suas ideias livremente, sem nenhuma orientação ou direcionamento prévio.
  • Brainstorming direcionado: um facilitador apresenta um problema ou pergunta específica para que os participantes possam gerar ideias relacionadas a ela.
  • Brainwriting: os participantes escrevem suas ideias em um papel em silêncio, passando-as para a próxima pessoa, que as lê e adiciona suas próprias ideias.

O brainstorming pode ser utilizado para inovação, pois estimula a criatividade e a geração de ideias. Através da colaboração e da livre expressão, é possível obter insights valiosos e descobrir soluções inovadoras para os problemas e desafios enfrentados pelo serviço público.

A inovação no serviço público pode ser particularmente importante, pois muitos dos problemas que enfrentamos atualmente são complexos e multifacetados, exigindo soluções criativas e multifuncionais. O brainstorming é uma técnica eficaz para estimular a inovação no serviço público, pois permite que as equipes de trabalho desenvolvam soluções criativas e viáveis em conjunto, o que pode levar a melhores resultados e melhores serviços públicos para a população.

💎💎DUPLO DIAMANTE

O Duplo Diamante é um processo de design thinking que ajuda equipes a abordar problemas complexos de forma estruturada e criativa, levando em conta as necessidades do usuário. Esse processo é dividido em quatro fases principais: Descoberta, Definição, Desenvolvimento e Entrega.

  1. Descoberta: Nessa fase, a equipe busca entender o problema e as necessidades do usuário por meio de pesquisas, entrevistas e observações. O objetivo é reunir o máximo de informações possíveis sobre o problema e as pessoas envolvidas.
  2. Definição: Com base nas informações coletadas na fase anterior, a equipe começa a definir o problema de forma mais clara e a identificar as necessidades do usuário que precisam ser atendidas. Nessa fase, também são estabelecidos critérios para avaliar as soluções que serão desenvolvidas.
  3. Desenvolvimento: Nessa fase, a equipe começa a gerar ideias para solucionar o problema e atender as necessidades do usuário. São realizados brainstormings, prototipagens e testes para validar as soluções desenvolvidas.
  4. Entrega: Na última fase, a equipe implementa a solução escolhida e avalia os resultados obtidos. São realizados ajustes e melhorias para garantir que a solução atenda completamente as necessidades do usuário.

Ao seguir o processo do Duplo Diamante, a equipe consegue abordar o problema de forma mais criativa e estruturada, levando em conta as necessidades do usuário e desenvolvendo soluções mais eficientes e eficazes.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O DUPLO  DIAMANTE

🛠OPEN INNOVATION

Open Innovation, ou inovação aberta, é um modelo de inovação em que empresas, instituições de pesquisa, startups e outras organizações trabalham juntas para desenvolver novas soluções. Essa abordagem reconhece que as empresas não possuem todas as habilidades, recursos e conhecimentos necessários para inovar de forma eficaz e, portanto, precisam buscar colaboração externa para gerar ideias e soluções.

No serviço público, a Open Innovation pode ser aplicada de diversas formas, tais como:

  • Desenvolvimento de soluções em conjunto com a sociedade civil: o governo pode envolver os cidadãos em processos de inovação aberta, incentivando-os a propor ideias e soluções para problemas públicos. Isso pode ser feito por meio de chamadas públicas, hackathons, concursos e outras iniciativas que buscam engajar a sociedade na construção de soluções para os desafios públicos.
  • Parcerias com empresas e instituições de pesquisa: o governo pode estabelecer parcerias com empresas e instituições de pesquisa para desenvolver soluções em conjunto. Essas parcerias podem incluir projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) em áreas como saúde, educação, segurança pública, transporte, entre outras.
  • Aceleração de startups: o governo pode apoiar o desenvolvimento de startups que trabalham com soluções inovadoras para problemas públicos. Isso pode ser feito por meio de programas de aceleração, incubação e investimento em startups que tenham potencial para desenvolver soluções relevantes para o setor público.

Um exemplo de sucesso da Open Innovation no serviço público brasileiro é o aplicativo Colab.re, criado por uma startup que teve a ideia de desenvolver um aplicativo para que os cidadãos possam reportar problemas e solicitar serviços à prefeitura de sua cidade. O aplicativo foi criado em parceria com a prefeitura de Vitória, no Espírito Santo, e se expandiu para outras cidades do país. Por meio do Colab.re, os cidadãos podem enviar fotos e descrições de problemas, como buracos nas ruas, lâmpadas queimadas, falta de iluminação, entre outros. A prefeitura, por sua vez, recebe as informações e pode agilizar o processo de resolução dos problemas.

Outro exemplo é a plataforma Participe+, criada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo. A plataforma foi desenvolvida em parceria com a sociedade civil e tem como objetivo reunir ideias e soluções para problemas públicos. A Participe+ permite que os cidadãos participem de processos de consulta pública, enviem propostas e ideias para soluções em áreas como mobilidade, meio ambiente, educação, saúde, entre outras.

Em resumo, a Open Innovation é uma abordagem de inovação que pode ser aplicada com sucesso no serviço público brasileiro, envolvendo parcerias com empresas, instituições de pesquisa, startups e a sociedade civil. Por meio dessa abordagem, é possível desenvolver soluções inovadoras para os desafios públicos, engajar os cidadãos na construção de soluções e aumentar a eficiência.

🤔PENSAMENTO LATERAL 

O pensamento lateral é um método de pensamento criativo que se concentra em encontrar soluções inovadoras e não convencionais para um problema. Ele envolve a busca por novas ideias a partir de novas perspectivas, abordagens diferentes e combinações inusitadas de ideias.

Uma das principais características do pensamento lateral é a capacidade de fazer conexões não óbvias entre ideias aparentemente desconexas. Isso significa que, em vez de seguir uma linha de pensamento linear e previsível, o pensamento lateral permite que você pense fora da caixa e encontre soluções criativas e inesperadas.

Para estimular a criatividade usando o pensamento lateral, você pode:

  1. Fazer perguntas diferentes: em vez de perguntar o que pode ser feito para resolver um problema, tente perguntar por que o problema existe ou como ele poderia ser visto de uma perspectiva diferente.
  2. Abraçar a ambiguidade: em vez de buscar respostas claras e definidas, tente explorar a ambiguidade e a incerteza. Isso pode levar a novas ideias e perspectivas.
  3. Experimentar novas combinações: tente combinar ideias, conceitos e técnicas de diferentes áreas para criar soluções inovadoras.
  4. Usar técnicas de brainstorming: o brainstorming é uma técnica popular de pensamento lateral que envolve gerar um grande número de ideias sem censura ou julgamento.
  5. Verificar as premissas: questione as premissas subjacentes de um problema ou questão para encontrar novas perspectivas e soluções.

Em resumo, o pensamento lateral é uma abordagem criativa e inovadora que pode ajudá-lo a encontrar soluções únicas para os desafios que enfrenta. Ao adotar uma mentalidade aberta e flexível e experimentar novas abordagens, você pode cultivar sua criatividade e encontrar novas maneiras de abordar problemas no serviço público.

ATAS - COMPOSIÇÃO DO LABORATÓRIO - HISTÓRICO

ATAS

📅 2023

em construção


📅 2022

Reunião 1/2022

Reunião 2/2022


📅 2021

Reunião 1/2021

Reunião 2/2021

Reunião 3/2021


👩‍👩‍👦‍👦Composição: 

- Thiago Aleluia Ferreira de Oliveira

II - Márcio Alves Calado;

III - Arsênio Almeida Martins;

IV - Tâmara Ketlyn Sampaio Reis Nogueira Matias

V - Francisco Diógenes Façanha Pires

VI - Ana Beatriz Gori Sampaio


Histórico de composição:

Portaria Presidência Nº 720/2021 TRE/PRESI/DG/SGP/COPES/SEREF, de 28 de outubro de 2021

Portaria Presidência Nº 319/2022 TRE/PRESI/DG/SGP/COPES/SEREF, de 06 de maio de 2022

Portaria Presidência nº 198/2023 TRE/PRESI/DG/ASSDG, de 22 de maio de 2023

PROJETOS DO LABORATÓRIO | PROJETOS REALIZADOS COM OUTROS TRIBUNAIS

✅Projetos e Planos de Ação

🏛🏛Projetos desenvolvidos com outros regionais

       Em março de 2022, a coordenação do Liods-JE lançou para seus membros o desafio de gamificações colaborativas. Essas gamificações tinham como principais objetivos:

  • capacitar os membros do Liods-JE para o desenvolvimento de projetos de inovação;
  • integrar os membros do Liods-JE;
  • desenvolver os projetos priorizados pelos membros do Liods-JE;
  • promover a colaboração dentro da Justiça Eleitoral;
  • aumentar a acessibilidade dos nossos serviços;
  • auxiliar os tribunais regionais no cumprimento da Meta 9 do CNJ.

       Desse modo, na primeira reunião geral de 2022, realizada em março, foi apresentada, em grandes linhas, a metodologia da gamificação que seria utilizada para a execução das atividades priorizadas pelo Liods-JE. Assim, os trabalhos passaram a ser desenvolvidos em três gamificações com os seguintes temas:

        a) capacitação em inovação;

        b) informação sobre o processo eletrônico de votação;

        c) comunicação com públicos interno e externo da Justiça Eleitoral.

       Em cada gamificação formaram-se equipes compostas por até quatro membros de tribunais com realidades diversas. Tratando-se de ano eleitoral, todas as atividades deveriam estar finalizadas até início de agosto de 2022.

       Na Gamificação ComunicAÇÃO, cujo tema era comunicação com públicos interno e externo da Justiça Eleitoral, representantes dos tribunais eleitorais de Piauí, Sergipe e Tocantins formaram uma equipe intitulada Cristal. Escolheram como projeto o estudo para possível padronização da área de transparência dos sítios eletrônicos dos tribunais eleitorais. Para tanto, a equipe realizou extensa pesquisa com stakeholders e trabalhou conjuntamente com a SGWeb do TSE, área responsável pela gestão do site do TSE e do Plone, sistema gerenciador de conteúdo utilizado por toda a Justiça Eleitoral.


        Na Gamificação Pri-li-lim (barulhinho da urna), cujo tema era informação sobre o processo eletrônico de votação, representantes dos tribunais eleitorais de Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Piauí formaram uma equipe intitulada Educa+. Escolheram enfrentar o seguinte problema: Como a Justiça Eleitoral pode atender às necessidades dos diversos públicos de modo a aumentar a confiança quanto à Urna Eletrônica e ao Processo Eletrônico de Votação?. Cumprindo com as entregas e prazos de cada etapa, finalizou a gamificação com um protótipo avaliado pela Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do TSE. O produto apresentado foi desenvolvido pelo TSE e foi utilizado em 2022, no período eleitoral, em toda a Justiça Eleitoral.
Segue abaixo o resultado do trabalho das duas equipes:

  • 📃Protótipo de nova página padronizada para os portais da Transparência dos Tribunais Eleitorais

Protótipo desenvolvido pela Equipe Cristal composta por integrantes do TRE-PI, TRE-MT, TRE-MS e TRE-MG

https://sites.google.com/view/prototipotransparenciacristal/p%C3%A1gina-inicial

  • 📼"Série segurança e auditoria do processo de votação"

Série de vídeos produzidos a partir do protótipo desenvolvido pela Equipe Educa+ composta por integrantes do TRE-PI, TRE-SE e TRE-TO

A série mostra as principais ferramentas de segurança e auditoria numa linha do tempo, esclarecendo os objetivos e principais elementos de cada etapa.

O objetivo desta série é esclarecer o público interno sobre as principais ferramentas de segurança e auditoria do processo eletrônico de votação.