Palestra com Urologista sensibiliza Servidor -TRE-PI do Cuidado com a Saúde

...

...

A médica urologista Silvana Sales ministrou palestra com o tema “Saúde também é Papo de Homem” aos servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), na manhã desta terça-feira (29), no Auditório Desembargador Vicente Ribeiro Gonçalves, no prédio antigo do tribunal.

Na oportunidade também foi desenvolvida uma ação beneficente de arrecadação de leite em pó integral a ser destinado à Rede Feminina de Combate ao Câncer. As contribuições poderão ser feitas até a sexta-feira (2 de dezembro), deixadas nas caixas de arrecadação nas portarias dos prédios novo e antigo.

A representante da Rede, Leonora Campelo, esteve presente a palestra e frisou a importância dessa e de outras doações para a sobrevivência das ações de apoio e minimização das dificuldades enfrentadas pelas/pelos pacientes de câncer.

Em sua apresentação, a Dra. Silvana destacou que o homem vive em média 7 anos a menos do que a mulher e discorreu sobre os principais motivos culturais desse fato. Além disso a urologista também tratou sobre alimentação, prevenção, envelhecimento, fatores hereditários, exames e diagnóstico precoce, formas de tratamento, dados estatísticos, entre outros e respondeu a perguntas feitas pelos colegas presentes.

O evento foi aberto pelo Secretário de Gestão de Pessoas, Leonardo Morais Júnior e contou com ampla participação de servidores, alvo principal do tema, e servidoras, das diversas unidades da Justiça Eleitoral na Capital e também foi transmitido pelo canal do TRE-PI no YouTube, com o conteúdo acessível às Zonas Eleitorais e a toda a audiência do canal na internet.

A palestra faz como parte das ações desenvolvidas pelo tribunal, através de sua Secretaria de Gestão de Pessoas; Serviço de Saúde e Serviço de Imprensa e Comunicação Social, por ocasião do Novembro Azul, campanha internacional de sensibilização e de conscientização da população masculina sobre os cuidados com sua saúde.

Saúde Masculina

A saúde masculina e a prevenção do câncer de próstata, o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma, são o foco das campanhas de saúde desenvolvidas neste Novembro Azul.

A iniciativa é desenvolvida em nível estadual pelo TRE-PI com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos servidores do tribunal (Secretaria e Cartórios Eleitorais), promover educação e boas práticas em saúde, sensibilizar e conscientizar os homens sobre os cuidados com a saúde e a importância da realização de exames de prevenção contra o câncer de próstata.

A campanha foi realizada pela primeira vez no Brasil no ano de 2008, promovida pela Sociedade Brasileira de Urologia, e teve origem na Austrália em 2003.

Exames Periódicos e Diagnóstico Precoce

A única forma de garantir a prevenção e a cura do câncer de próstata é através do diagnóstico precoce. Em estágio inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e, nessa fase, o paciente pode ser curado em mais de 90% dos casos. O porcentual diminui conforme a doença avança. Na fase 1, entre 90% e 95%; na fase 2, acima de 70%; na fase 3, por volta de 40% a 50%; na fase 4 não é mais uma doença curável, segundo o Instituto Vencer o Câncer.

Quando os sintomas de câncer de próstata surgem, a doença geralmente, já está em uma fase mais avançada. O indivíduo pode sentir dificuldade ou desconforto ao urinar, jato urinário fraco, urinar mais vezes e acordar à noite para urinar. Quando a doença atinge os gânglios, o homem pode ter dor pélvica e edema em membros inferiores. Quando vai para os ossos, podem surgir as dores ósseas, associadas com potenciais de fraturas e compressão de nervosos periféricos ou do próprio cordão medular. Também pode ser detectada a presença de sangue na urina ou no sêmen.

As Unidades Básicas de Saúde – UBS que compõem o Sistema Único de Saúde – SUS, oferecem consultas e encaminhamentos a tratamento em hospitais habilitados em oncologia, incluindo exames clínicos, procedimentos cirúrgicos e tratamentos, como prevê a Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC).

Os principais exames clínicos, laboratoriais, endoscópicos ou radiológicos, realizados para a detecção e o combate à doença são a dosagem de antígeno prostático específico; ultrassonografia de próstata via abdominal e transretal, e biopsia da próstata.

Este ano de 2022 são estimados 65 mil novos casos da doença no País.

Cuide-se!

Fonte: Ministério da Saúde, Instituto Nacional do Câncer, Estadão, Secretaria de Gestão de Pessoas – SGP/TRE-PI, e Serviço de Imprensa e Comunicação Social – IMCOS/TRE-PI

Foto: Kamilo Carvalho-IMCOS/TRE-PI

Donardo Borges-IMCOS/TRE-PI



icone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Piauí
Praça Desembargador Edgar Nogueira , Nº 80. Centro Cívico,
Teresina-PI - CEP 64000-920 - Brasil

Icone Protocolo Administrativo

Recepção Fórum Eleitoral de Teresina (+55 86) 3131-3400 Telefonia: (+55 86) 2107-9700
Tel: Recepção Sede (+55 86) 2107- 9732 / 9828
Ouvidoria - 0800 086 0086
Protocolo: (+55 86) 2107-9735

 

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento do protocolo das 07h às 19h

Acesso rápido