“V de volume”: já no ar 2º episódio da Justiça Eleitoral sobre desinformação
Série V de Verdade – Em terra de fatos, desinformação não tem vez ajuda as eleitoras e os eleitores a identificarem e questionarem conteúdos falsos

Já está no ar o segundo episódio da websérie “V de Verdade – Em terra de fatos, fake não tem vez”, produzida pela Justiça Eleitoral. O post divulgado nesta quarta-feira (18/2), que fala sobre o “V de volume”, pode ser acessado nas redes sociais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e no canal da Justiça Eleitoral no YouTube.
A nova postagem explica, de forma didática, que a imensa quantidade de informações e conteúdos espalhados diariamente na internet contém em meio a dados corretos muita desinformação que pode enganar muita gente, dificultando a distinção entre o que é verdadeiro e o que não é.
O post também aborda alguns cuidados importantes para evitar o compartilhamento de informações falsas, enganosas ou retiradas de contexto, como verificar se a notícia vem de uma fonte confiável e desconfiar de mensagens que pareçam exageradas, cheias de adjetivos, com viés político e de fontes que recebem verbas públicas e/ou privadas de publicidade.
Na dúvida, não compartilhe.
A websérie
A série reúne seis vídeos, que orientam e alertam o público sobre o fenômeno da desinformação, ajudando a eleitora ou o eleitor a identificar e questionar conteúdos potencialmente falsos e com o objetivo de direcionar uma narrativa.
A websérie é baseada em cinco conceitos, desenvolvidos a partir dos chamados “5 Vs da Desinformação”:
volume de informação;
variedade de temas;
velocidade de propagação;
viralidade dos conteúdos; e
verossimilhança.
Episódios semanais
Os vídeos da websérie “V de Verdade – Em terra de fatos, fake não tem vez” são publicados às quartas-feiras nas redes sociais do TSE e no canal da Justiça Eleitoral no YouTube.
O material também é disponibilizado para as emissoras de televisão e para os parceiros institucionais. Acompanhe!
Fonte: TSE com edição da Imprensa e Comunicação Social - IMCOS/TRE-PI
Arte: TSE
MC/LC/DB – TSE
Donardo Borges – IMCOS/TRE-PI

