Justiça Eleitoral lança campanha sobre como desvendar conteúdos falsos
A websérie “V de Verdade – Em terra de fatos, fake não tem vez” será divulgada nas redes sociais e nos principais veículos de comunicação

A Justiça Eleitoral lança, nas redes sociais, a websérie “V de Verdade – Em terra de fatos, fake não tem vez”.
Os seis vídeos da websérie serão publicados às quartas-feiras nas redes sociais do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí no Instagram, Facebook e Threads (@trepiaui), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nos demais tribunais regionais eleitorais do País e no canal da Justiça Eleitoral no YouTube. O material também será disponibilizado para as emissoras de televisão e parceiros institucionais.
Com abordagem simples e didática, a campanha traz seis vídeos de um minuto que orientam e alertam o público sobre o fenômeno da desinformação e ajudam a identificar e questionar conteúdos potencialmente falsos. Os episódios explicam como a desinformação surge, se espalha e afeta as pessoas nas redes sociais.
O material ensina a eleitora e o eleitor a identificar se uma informação é verdadeira ou falsa por meio dos chamados “5 Vs da Desinformação”: volume de informação, variedade de temas, velocidade de propagação, viralidade dos conteúdos e verossimilhança. Os 5 Vs são capazes de evidenciar o quanto uma informação “parece” ser verdadeira, mas, na verdade, é enganosa.
Volume: explica a imensa quantidade de informações e conteúdos que circulam diariamente na internet, dificultando a distinção entre o que é verdadeiro e o que não é.
Variedade: a variedade de temas e assuntos a que estamos expostos nas redes é imensa. Além disso, a informação pode chegar em diferentes formatos e telas, o que dificulta identificar mentiras ou falsas informações.
Velocidade: aborda a rapidez com que a desinformação é produzida, publicada e compartilhada, muitas vezes superando a velocidade da checagem de fatos ou do cérebro de raciocinar sobre as notícias falsas ou verdadeiras.
Viralidade: foca na capacidade de certos conteúdos fabricados de se espalharem rapidamente, atingindo um grande contingente de pessoas em pouco tempo.
Verossimilhança: trata da forma como a informação produzida com conteúdo artificial – ou cortes inadequados - é criada para parecer verdadeira. É a capacidade de um conteúdo falso ou sintético de imitar algo real, com elementos que o tornam crível para quem o consome, com o uso crescente da inteligência artificial.
A desinformação é uma preocupação da Justiça Eleitoral que atua visando mitigar ações que possam afetar a liberdade de escolha da eleitora e do eleitor levando a votar acreditando em uma falsidade ou descredibilizando a lisura do processo eleitoral brasileiro.
Acompanhe os capítulos de websérie e fique por dentro dos fatos!
Fonte: TSE com edição do Serviço de Imprensa e Comunicação Social - IMCOS/TRE-PI
Arte: TSE
DV/EM/DB – TSE
Donardo Borges – IMCOS/TRE-PI

