TRE-PI diploma eleitas e eleitos para o Parlamento do Futuro
Evento será nesta segunda-feira (23/2) no plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, na praça Des. Edgar Nogueira, 80, bairro Cabral, em Teresina - PI

As candidatas e os candidatos eleitos como “Jovem Deputada/Deputado Estadual” no Projeto Parlamento do Futuro serão diplomados nesta segunda-feira (23/2), às 9h, no Plenário Desembargador Heli Ferreira Sobral, do prédio sede do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), na Praça Desembargador Edgar Nogueira, 80, bairro Cabral, Teresina-PI.

O evento será presidido pelo desembargador Sebastião Ribeiro Martins, presidente do TRE-PI e contará também com a presença de integrantes da Corte Eleitoral; autoridades e gestores da Justiça Eleitoral do Piauí; do presidente da Assembleia Legislativa do Piauí - ALEPI, Deputado Estadual Severo Eulálio; autoridades do Executivo e Legislativo municipais; da Escola do Legislativo; entre outros.
Serão diplomadas eleitas e eleitos entre estudantes da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, de escolas públicas de Teresina e de municípios do Interior do Estado.
Todas e todos estudantes participantes do projeto cumpriram todas as etapas de um pleito oficial, ou seja, filiação a um dos partidos temáticos criados no projeto; registro de candidaturas; campanha eleitoral; e a votação em urnas eletrônicas cedidas pelo TRE-PI.
Após a Diplomação será a vez da posse nos cargos de Deputada e Deputado do Futuro que ocorrerá no Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí também nesta segunda-feira (23/2), às 11h e a entrada em exercício nos mandatos.
As jovens e os jovens “eleitos” serão convidados a participar de sessões plenárias da ALEPI nas quais terão a oportunidade de apresentar as comissões e aos parlamentares “oficiais” as propostas feitas durante as suas “campanhas eleitorais”, nos seus respectivos municípios, e pelas quais foram “eleitos”, podendo as mesmas serem apoiadas pelos legisladores e submetidas à votação na Casa culminando então com a sua transformação em Lei Estadual.
Parlamento do Futuro
A iniciativa, de autoria da Assembleia Legislativa – ALEPI, consiste na realização de uma “Eleição” para os cargos de “Jovem Deputada/Deputado Estadual”, em que, tanto os eleitores, quanto os eleitos, sejam estudantes da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, de Escolas Públicas de todo o Estado do Piauí.
O TRE-PI, dentro do seu Mapa Estratégico 2021 – 2026, de promover uma relação institucional com a sociedade e aprimorar os mecanismos de transparência, segurança e acesso à informação foi convidado a participar do projeto de forma ampla, cedendo as urnas eletrônicas que serão utilizadas, e ainda treinando as equipes de trabalho que atuarão no dia do “pleito jovem” e ministrando rodas de conversas, palestras, minicursos, entre outros eventos presenciais e online sobre os diversos temas envolvendo o processo eleitoral, a importância do voto, a Democracia, o Estado Brasileiro, a tripartição de poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário), os trabalhos desenvolvidos pelos legisladores, entre outros temas afins.
O objetivo da proposta é promover a formação política e cidadã de estudantes do Ensino Médio da Rede Pública podendo ser estendendo em anos posteriores às Escolas Particulares.
A apresentação do projeto ao TRE-PI foi feita em setembro de 2023 para a Presidência deste tribunal em reunião no auditório com a presença dos titulares da Diretoria-Geral - DG, das Secretarias de Administração, Orçamento e Finanças e de Tecnologia da Informação; da Assessoria de Planejamento e Gestão Estratégica; da Coordenadoria de Eleições Informatizadas – COELEI; da Escola Judiciária Eleitoral; do Núcleo de Sustentabilidade e de Acessibilidade e Inclusão – NS e da unidade de Imprensa e Comunicação Social.
Fonte: Imprensa e Comunicação - IMCOS/TRE-PI
Fotos: Arquivo IMCOS e imagem do Convite 2026
Donardo Borges - IMCOS/TRE-PI

