Escola Judiciária do TRE-PI realiza palestra sobre o Dia da Consciência Negra

...

Foto referente a roda de conversa sobre o Dia da Consciência Negra
Roda de conversa sobre o dia da Consciência Negra

A Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) que tem como Diretor o Juiz Federal, Nazareno César Moreira Rêis e Vice-diretor o Juiz de Direito, Lirton Nogueira Santos, ambos membro do TRE-PI, realizou na manhã desta quinta-feira (28/11) no Plenário do TRE-PI, uma roda de conversa, com o tema: Consciência Negra e o Combate à Desigualdade Racial: Desafios e Perspectivas tendo em vista que este ano comemoramos em 20 de novembro o primeiro feriado do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra com fundamento na Lei 14.759/2023.

O evento foi também transmitido, ao vivo, pelo canal do TRE-PI no YouTube e foi aberto pelo Presidente do TRE-PI, Desembargador Sebastião Ribeiro Martins onde na sua fala ele pontuou que o dia 20 de novembro é uma data importante que relembra a história da luta pela liberdade da população negra no Brasil e tem o papel de conscientizar as pessoas sobre o racismo, luta pela equidade racial e valorização da cultura afro-brasileira.

Ele esclareceu ainda, que infelizmente a participação feminina, principalmente das mulheres negras, nas eleições municipais deste ano foi pouco significativa e que na propaganda eleitoral no Rádio e na TV os próprios partidos políticos discriminavam as mulheres, principalmente mulheres e homens negros que eram candidatas e candidatos.

Em seguida ele passou a palavra para o Juiz Lirton Nogueira onde na sua fala ele esclareceu que o objetivo dessa roda de conversa é levar à sociedade piauiense ações que justifique o combate ao racismo. “É vergonhoso nos depararmos, ainda nos dias atuais, com situações que envolvam situações de racismo em relação a comunidade negra, indígena, quilombola, enfim, toda ou qualquer espécie de racismo, isso tem que ser combatido como também a questão da desigualdade racial. No cenário político e no cenário social também tem que ser combatido diariamente”, disse.

Após a fala do Dr. Lirton foi dado início a roda de conversa que teve como mediador o servidor do TRE-PI, Deymison Alcântara bem como a participação do servidor Francisco Diógenes Façanha Pires da Secretaria de Tecnologia da Informaçãodo TRE-PI onde ele falou sobre os dados estatísticos do eleitorado e do registro de candidaturas de pessoas que se declararam negras no Piauí e no Brasil como um todo.

Na roda de conversa foram abordados os seguintes tema:

A literatura de Autoria Negra e a História do Brasil.

Palestrante: Raimundo Silvino do Carmo Filho – Professor Doutor da Universidade Estadual do Piauí ( UESPI);

Retratos da Desigualdade Racial no Brasil: aspectos socioeconômicos e demográficos

Palestrante: Leonardo Santana Passos - Superintendente Estadual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Piauí;

A participação das mulheres negras na política e Letramento Racial

Palestrante: Christianne Matos de Paiva - Professora Doutora da Universidade Federal do Piauí (UFPI);

Protocolo para Julgamento com Perspectiva Racial e Ações afirmativas na Justiça Eleitoral

Palestrante: Silvani Maia Resende Santana – Diretora Geral e Coordenadora do Comitê Gestor de Política de Gênero do TRE-PI;

Consciência Negra e Educação Antirracista: uma reflexão necessária

Palestrante: Raimunda Celestina Mendes da Silva - Professora Doutora da UESPI

No final foram entregues certificados aos palestrantes e concedidos 30 minutos para o público presente fazer uso do microfone para perguntas e debates.

Fonte: Escola Judiciária Eleitoral TRE-PI

Produção e publicação da notícia: Xavier Filho/IMCOS

Crédito fotos: Keity Coimbra

Siga nossas redes sociais: @trepiaui

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Piauí
Praça Desembargador Edgar Nogueira , Nº 80. Centro Cívico,
Teresina-PI - CEP 64000-920 - Brasil

Ícone Protocolo Administrativo

Recepção Fórum Eleitoral de Teresina (+55 86) 3131-3400 Telefonia: (+55 86) 2107-9700
Tel: Recepção Sede (+55 86) 2107- 9732 / 9828
Ouvidoria - 0800 086 0086
Protocolo: (+55 86) 2107-9735

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento do protocolo das 07h às 19h

Acesso rápido