Começa terça (3/2) audiências públicas sobre regras das Eleições 2026
Audiências reforçam a participação da sociedade no aprimoramento das resoluções do pleito

Começam nesta terça-feira (3), na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília - DF, as audiências públicas sobre as minutas de resoluções que orientarão as Eleições Gerais de 2026. Nesta terça (3/2) e quarta (4/2), as audiências têm início às 10h; na quinta (5/2), a abertura do evento será às 11h. Acesse a página das audiências.
As minutas de resoluções estão disponíveis para consulta pública no Portal do TSE, desde 19 de janeiro. Dessa data até 30 de janeiro, os interessados puderam encaminhar contribuições para o aperfeiçoamento dos textos e pedidos de uso da palavra, de forma presencial, nas audiências, por meio de formulário eletrônico, no Portal do TSE, que já divulgou a lista preliminar de inscritos para manifestações orais, que está disponível na página das audiências.
A elaboração e a revisão das instruções normativas estão sob a coordenação da Vice-presidência do TSE, conforme Portaria TSE nº 575/2025.
Participação social
Confira, abaixo, os temas que serão abordados nas audiências:
Terça-feira (3/2) – pesquisas eleitorais; auditoria e fiscalização; sistemas eleitorais; atos gerais do processo eleitoral.
Quarta-feira (4/2) – registro de candidatura; prestação de contas; Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC).
Quinta-feira (5/2) – propaganda eleitoral; representações e reclamações; ilícitos eleitorais; transporte especial para os eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida aos locais de votação; consolidação das normas voltadas ao cidadão nas eleições.
Cada audiência terá duração de até duas horas, podendo ser prorrogada a critério do tribunal. As pessoas inscritas serão previamente identificadas e, quando convocadas, poderão se manifestar pelo prazo de três a cinco minutos.
A iniciativa busca ampliar a participação social e contribuir para o aprimoramento das normas do processo eleitoral, conforme previsto na Resolução TSE nº 23.472/2016, que disciplina o procedimento de elaboração das resoluções.
Quem pode se inscrever?
Podem se inscrever para participar das audiências pessoas e instituições públicas e privadas, incluídos partidos políticos, tribunais regionais eleitorais (TREs) e associações profissionais e acadêmicas.
A concessão da palavra levará em conta a pertinência do tema com as contribuições apresentadas e o tempo disponível do evento. Caso haja mais de um representante inscrito pelo mesmo partido político, terá prioridade o representante do diretório nacional.
Transmissão e cobertura
As audiências públicas ocorrerão em formato híbrido, com participação presencial e por videoconferência, e terão transmissão, ao vivo, pelo canal oficial da Justiça Eleitoral no YouTube e pela TV Justiça.
As audiências públicas do TSE para tratar do texto preliminar das resoluções das Eleições Gerais 2026 contarão com tradução simultânea e intérpretes de línguas indígenas. A medida inédita será implementada durante transmissão ao vivo das audiências pelo canal do TSE no YouTube.
A iniciativa, do ministro piauiense Nunes Marques, tem como objetivo ampliar a inclusão, a diversidade e a acessibilidade. O tradução envolverá intérpretes das línguas Tikuna, Yaathe (Fulni-ô) e Kaingang, além de tradutores-intérpretes de Línguas Indígenas de Sinais (Tilis).
Para a cobertura jornalística, não é exigido credenciamento prévio de profissionais de imprensa.
Fonte: TSE com edição da Coordenadoria de Imprensa e Comunicação Social - IMCOS/TRE-PI
Foto: Arquivo IMCOS/TRE
AN/EM/DB – TSE
Donardo Borges – IMCOS/TRE-PI

