Inscritos com fala em audiências de normas para Eleições 2026
Justiça Eleitoral disponibiliza a lista preliminar de inscritos que apresentarão oralmente sugestões sobre as minutas de resoluções das Eleições 2026 que também estão disponibilizadas

A Justiça Eleitoral divulgou a lista preliminar de inscritos para o uso da palavra, na forma presencial, nas audiências públicas sobre as minutas de resoluções que orientarão as Eleições Gerais de 2026 e que ocorrerão de 3 a 5 de fevereiro, na sede do Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília.
Acesse a página das audiências para ver a lista.
A Justiça Eleitoral alerta que termina às 23h59 desta sexta-feira (30/1) o prazo para o envio de sugestões para o aperfeiçoamento das minutas de resoluções. Essa é também a data final para as inscrições dos interessados em fazer uso da palavra, na modalidade presencial, nas audiências. O prazo para o envio de sugestões teve início em 19 de janeiro.
Quem pode se inscrever?
Podem se inscrever para participar das audiências pessoas e instituições públicas e privadas, incluídos partidos políticos, tribunais regionais eleitorais (TREs) e associações profissionais e acadêmicas.
A concessão da palavra levará em conta a pertinência do tema com as contribuições apresentadas e o tempo disponível do evento. Caso haja mais de um representante inscrito pelo mesmo partido político, terá prioridade o representante do diretório nacional.
As minutas de resoluções estão disponíveis para consulta pública. O encaminhamento das contribuições e o pedido de manifestação oral nas audiências públicas devem ser feitos por meio de formulário eletrônico, disponível no Portal do TSE.
Confira, abaixo, os temas que serão abordados nas audiências:
Terça-feira (3/2) – pesquisas eleitorais; auditoria e fiscalização; sistemas eleitorais; atos gerais do processo eleitoral.
Quarta-feira (4/2) – registro de candidatura; prestação de contas; Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC).
Quinta-feira (5/2) – propaganda eleitoral; representações e reclamações; ilícitos eleitorais; transporte especial para os eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida aos locais de votação; consolidação das normas voltadas ao cidadão nas eleições.
A elaboração e a revisão das instruções normativas estão, conforme a Portaria TSE nº 575/2025, sob a coordenação do vice-presidente da Corte, o ministro Kassio Nunes Marques, que é piauiense, nascido em Teresina.
Participação social
Nos dias 3 e 4 de fevereiro, as audiências começam às 10h. No dia 5, a abertura está prevista para as 11h. Cada audiência terá duração de até duas horas, podendo ser prorrogada a critério do Tribunal. As pessoas inscritas serão previamente identificadas e, quando convocadas, poderão se manifestar pelo prazo de três a cinco minutos.
A iniciativa busca ampliar a participação social e contribuir para o aprimoramento das normas do processo eleitoral, conforme previsto na Resolução TSE nº 23.472/2016, que disciplina o procedimento de elaboração das resoluções.
Transmissão, tradução em línguas indígenas e cobertura
As audiências públicas ocorrerão em formato híbrido, com participação presencial e por videoconferência, e terão transmissão ao vivo pelo canal oficial do TSE no YouTube e pela TV Justiça.
As audiências contarão com tradução simultânea e intérpretes de línguas indígenas. A medida inédita será implementada nos dias 3 e 4 de fevereiro, a partir das 10h, e no dia 5, a partir das 11h, durante transmissão ao vivo dos eventos pelo canal do TSE no YouTube. Acesse matéria com mais detalhes da novidade.
Para a cobertura jornalística, não será exigido credenciamento prévio de profissionais de imprensa.
Fonte: TSE com edição da Coordenadoria de Imprensa e Comunicação Social/TRE-PI
Foto: Arquivo IMCOS/TRE-PI
GR/EM – TSE
Donardo Borges – Imprensa e Comunicação Social/TRE-PI

