Eleições 2026: Tire o título de eleitor pela Internet e baixe no seu celular
O título de eleitor é um instrumento de cidadania pois permite a participação nas eleições e a contribuição com a democracia no país

Como solicitar o primeiro título pela internet
Para emitir o título, o procedimento é gratuito e pode começar a ser feito sem sair de casa:
Acesse o Portal do TSE (www.tse.jus.br > no canto superior direito, em “Serviços”, clique em “Autoatendimento Eleitoral”, selecione “Título Eleitoral” e, na sequência, “Tire seu título eleitoral”, preencha os dados e siga as instruções do sistema
ou
Acesse o site do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI, www.tre-pi.jus.br > Autoatendimento Eleitoral, clique no link > clique em Título Eleitoral e na opção 1. Tire seu título eleitoral > preencha os dados e siga as instruções do sistema)
Documentos que podem ser requeridos (envio digital)
Tenha em mãos arquivos digitalizados ou fotos dos seguintes documentos:
documento oficial de identificação (frente e verso, quando for o caso);
comprovante de vínculo com o município (residencial, familiar, profissional, comunitário)
comprovante de pagamento de débito, quando houver;
comprovante de quitação militar (nos casos previstos);
uma selfie com o documento oficial de identificação ao lado da face. Não devem ser utilizados acessórios que dificultem o reconhecimento do rosto, tais como bonés, gorros ou outros.
Acompanhe a solicitação e acesse o e-Título
Depois de enviar o pedido, guarde o número de protocolo e acompanhe o andamento no próprio Autoatendimento Eleitoral, na opção “Acompanhe uma solicitação”. Se houver necessidade de comparecimento ao cartório eleitoral para concluir o atendimento, o sistema informará. Nesse caso, faça o agendamento prévio no Portal do TRE estadual.
Quando o pedido for concedido, o documento poderá ser acessado no aplicativo e-Título (via digital do título), com opção de salvar uma versão para impressão.
Além da opção de tirar o título há, no autoatendimento, diversas opções de serviços como Certidões; Débito Eleitoral; Justificativa Eleitoral; Unidades da Justiça Eleitoral; entre outros.
Faça sua solicitação o quanto antes e evite períodos de alta procura quando há maior demora no processamento dos pedidos. O prazo para tirar o primeiro título ou para alterar dados cadastrais como nome, endereço, profissão, e para transferir o título para votar em outra cidade vai até o dia 6 de maio.
Fonte: TSE com edição da Coordenadoria de Imprensa e Comunicação Social – IMCOS/TRE-PI
Foto: Luiz Roberto-SECOM/TSE
NV/JP/DB – TSE
Donardo Borges – Imprensa e Comunicação - IMCOS/TRE-PI

