Urnas

Urna de madeira, Século XX

Tamanho: 50 X 35 X 35cm com fenda na parte central para depósito das cédulas eleitorais e uma fechadura embutida na parte frontal. Utilizada na primeira eleição administrada pela Justiça Eleitoral no Piauí, para os Representantes do Estado na Assembléia Nacional Constituinte, realizada em maio de 1933. As urnas de madeira pesavam em média 5kg e foram utilizadas por toda a década de 50 e parte da de 60, quando foram substituídas pelo modelo tipo saco. Este modelo marca o fim dos modelos baús de madeira, utilizados no Brasil Império - 1822 - 1889, seguidos dos modelos com 2 fechaduras e, posteriormente com apenas 1 fechadura, o qual foi utilizado até 1930, ou seja, antes da criação da Justiça Eleitoral em 1932.

Imagem

Urna branca, Século XX

Utilizada a partir das Eleições de 1950, permanecendo em uso até 1974. Confeccionada em lona branca possui fechamento em zíper e sistema de lacre com selo de chumbo e arame e cadeado na parte frontal. Foi o primeiro modelo utilizado em substituição às urnas de madeira.

Imagem

Urna em lona, ou nylon marrom, Século XX

Com tampa móvel, fechada a chave. Modelo instituído em 03/10/1955, na eleição presidencial vencida por Juscelino Kubitschek. A urna foi criada pelo paulista Abílio Cesarino, dono de uma fábrica de malas de couro e carteira. Substituiu o modelo anterior, em lona branca com lacre de zíper. continua sendo utilizada, em caso de conversão do sistema eletrônico de votação em votação tradicional (por cédula).

Imagem


Urna Eletrônica-modelo96 com UPD, Século XX

Urna de votação eletrônica, modelo 1996. Gabinete medindo 40x32,5x19cm Componentes: unidade de flash card e disco flexível, vídeo de cristal líquido (LCD), impressora matricial de 42 colunas, microterminal e bateria interna. Foi o 1º modelo utilizado nas eleições Municipais de 1996, em apenas alguns municípios brasileiros. No Piauí, apenas o município de Teresina contou com a nova tecnologia.

Imagem

Urna Eletrônica - modelo 98

Após 1996. os modelos subsequentes foram sendo aperfeiçoados e o seu uso ampliado, alcançando nas Eleições Gerais de 1998 mais de 75 milhões de eleitores em todo o Brasil. No Piauí, além de Teresina, o município de Parnaíba contou com o novo equipamento de votação.

Imagem


Urna Eletrônica - modelo 2000

Utilizada nas Eleições Municipais de 2000, abrangendo 5.559 das 5.561 cidades brasileiras, à exceção de Brasilia, onde não ocorrem eleições municipais, e do município de Luiz Eduardo Magalhães, na Bahia, criado em 30.03.2000. A Urna Eletrônica 2000 trouxe como novidade a utilização de sistema de áudio, com fones de ouvido, para facilitar o exercício do voto pelos deficientes visuais. O modelo foi aperfeiçoado permitindo o recebimento de Justificativa eleitoral, de eleitores que se encontrem fora do seu domicílio eleitoral no dia da eleição.

Imagem

Urna Eletrônica - modelo 2002

O presente modelo, além dos recursos inseridos nos modelos anteriores, agregou o módulo impressor externo - MIE, destinado à impressão do voto dado pelo eleitor, assim, além do registro eletrônico era feito o registro físico do voto, como se fossem pequenas cédulas eleitorais. A implantação do Sistema de Voto Impresso visava demonstrar a segurança e eficiência do sistema eletrônico de votação e antecipava o atendimento da medida determinada pelo congresso Nacional, por meio da Lei nº 10.408, de 10/1/2002, para vigorar nas eleições de 2004. Demonstrada pela Justiça Eleitoral a desnecessidade da medida e o elevado custo que representaria a, aquisição de MIE´s para as Eleições/2004 foi, então, revogada a exigência legal anterior, através da Lei nº 10.740, de 1º/10/2003.

Imagem

Urna Eletrônica - modelo 2004

Preserva o sistema adotado nos modelos anteriores, com mudança apenas nos recursos tecnológicos.

Imagem

Urna Eletrônica - modelo 2006

Modelo com novos recursos tecnológicos. Dispõe de entrada para identificação biométrica do eleitor. A implantação do novo modelo de urna eletrônica faz parte do programa da Justiça Eleitoral de aperfeiçoamento do sistema eletrônico de votação e já foi inicialmente utilizado nas Eleições Gerais de 2006, nos Estados de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Rondônia, encontra-se em fase de expansão para alcançar as demais unidades da federação.

Imagem