TRE-PI realiza reunião para tratar sobre o treinamento dos mesários para as Eleições 2020

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) realizou, na manhã desta quinta-feira (30), por videoconferência, uma reunião técnica com o objetivo de debater aspectos relevantes referentes à convocação, o treinamento e o trabalho dos mesários que atuarão presencialmente nas Eleições Municipais de 2020, marcadas para os dias 15 e 29 de novembro, 1º e 2º Turnos, frente aos desafios impostos pelas recomendações de isolamento social por causa da pandemia de Covid-19.

O encontro de trabalho foi aberto pelo Diretor – Geral do TRE-PI, Ronaldo Maique Araújo Braga, que agradeceu o empenho dos servidores e assegurou que esse momento de dificuldade é passageiro e em breve estaremos todos nos reunindo pessoalmente. E acrescentou que essas reuniões são importantes, pois visam a tratar de temas extremamente relevantes e delicados, pois estão diretamente relacionadas ao acesso ao voto, em meio a uma pandemia mundial. O Diretor, aproveitou e, em nome do Presidente do TRE-PI, Desembargador José James Gomes Pereira, apresentou apoio ao trabalho dos servidores e a uma gestão transparente e aberta a participação de todos.

Foram apresentadas, pelo o Grupo de Trabalho de Mesários no Piauí – GT Mesários, durante o encontro, soluções tecnológicas desenvolvidas pela Justiça Eleitoral, para treinamento à distância de mesários, que podem ser usadas em tablets e smartphones, ou usadas em computadores como a plataforma Moodle, do Tribunal Superior Eleitoral – TSE. Bem como discutido sobre as temas polêmicos que dizem respeito à realização ou não de treinamento presencial de mesários.

Sobre esse ponto foram apresentados dados recentes referentes à pandemia no Piauí, apresentados pelo médico infectologista do TRE-PI, Kelson Nobre Veras; e, ainda, foram ouvidas as ponderações do juiz auxiliar da Presidência, Paulo Roberto de Araújo Barros, que possui mais de 20 anos de experiência como juiz eleitoral no interior do Piauí.

A cada eleição, a Justiça Eleitoral treina cerca de 2 milhões de cidadãos para atuarem nas milhares de mesas receptoras de votos. No Piauí são quase 20 mil mesários.

Estiveram presentes ao encontro, além do Diretor – Geral do TRE-PI, o juiz auxiliar da Presidência do TRE-PI, Paulo Roberto de Araújo Barros; o médico infectologista do TRE-PI, Kelson Nobre Veras; a Secretária de Gestão de Pessoas do TRE-PI, Denise Vieira Berger Miranda; o Coordenador da Corregedoria Regional Eleitoral do TRE-PI, Danilo Carvalho Franco Pereira; o presidente do Grupo de Trabalho de Mesários no Piauí e representante do grupo junto ao TSE, Hugo Leonardo Ferreira Leite; além de outros servidores de unidades do TRE-PI e chefes de cartório de Zonas Eleitorais na Capital e no interior do Estado.

Fonte: Serviço de Imprensa e Comunicação Social do TRE-PI

icone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Piauí
Praça Desembargador Edgar Nogueira , Nº 80. Centro Cívico,
Teresina-PI - CEP 64000-920 - Brasil

Icone Protocolo Administrativo

Recepção Fórum Eleitoral de Teresina (+55 86) 3131-3400 Telefonia: (+55 86) 2107-9700
Tel: Recepção Sede (+55 86) 2107- 9732 / 9828
Ouvidoria - 0800 086 0086
Protocolo: (+55 86) 2107-9735

 

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento do protocolo das 07h às 19h

Acesso rápido