TRE-PI debate com Chefes de Cartório convocação e treinamento de Mesários

O Grupo de Trabalho – GT Mesários do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) reuniu nesta quarta-feira (12), por videoconferência, os chefes e servidores dos cartórios das 82 Zonas Eleitorais do Piauí, para tratar da convocação e treinamento de mesários e de pessoal de apoio logístico para as Eleições Municipais de 15 e 29 de novembro de 2020, e ainda apresentar orientações de biossegurança contemplando protocolos sanitários e uso de equipamentos de proteção individual – EPIs, bem como tratar da divulgação de ações e matérias na mídia e o atendimento a jornalistas.

Os trabalhos foram abertos pelo Diretor - Geral do TRE-PI, Ronaldo Maique de Araújo Braga, que em nome do presidente do TRE-PI, Desembargador José James Gomes Pereira, agradeceu a participação de todos, parabenizou os servidores pelo trabalho que vem sendo desempenhado, especialmente nesse momento de pandemia, e colocou o tribunal à disposição para prestar total apoio às Zonas Eleitorais.

Entre as novidades apresentadas pelo representante nacional do Grupo de Trabalho GT - Mesários, Hugo Leonardo Ferreira Leite, está a possibilidade de treinamento de 100% dos mesários convocados de modo remoto, via EAD. Para isso será disponibilizada, via carta de convocação, as informações de acesso do mesário (presidente e primeiro mesário) à plataforma Moodle específica do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com conteúdo de treinamento. Outra novidade é o aplicativo “Mesários”, desenvolvido pela Justiça Eleitoral, que poderá ser baixado em plataformas móveis como tablets e celulares por todos os convocados (presidentes, primeiro e segundo mesários e secretários), disponível nas lojas virtuais App Store e Google Play a partir de 18 de agosto, segundo previsão.

A presença do mesário ao treinamento a distância (EAD) tanto via Moodle quanto via App Mesários será registrada automaticamente no sistema ELO da Justiça Eleitoral e gerará, posteriormente ao primeiro turno, o direito a usufruto de folgas pelo dobro dos dias trabalhados, além de outras vantagens estabelecidas em lei como dispensa em taxas de concurso públicos estaduais. Para comprovação desse labor as Declarações de Trabalho estarão disponíveis, na internet, no site do TRE-PI (www.tre-pi.jus.br), para serem baixadas e impressas pelos mesários.

A decisão de realização de treinamento presencial é do juiz eleitoral e deverá obedecer a rígidos protocolos de segurança, tais como afastamento de cadeiras, ventilação do local, disponibilização de álcool em gel a todos, obrigatoriedade do uso de máscaras, não compartilhamento de objetos como canetas, celulares, entre outros. O GT - Mesários, tanto no âmbito nacional como estadual, recomenda porém que essa modalidade seja exceção. Entretanto, caso haja juízo pela sua necessidade, o mesmo deverá ser realizado entre os dias 16 de outubro a 6 de novembro, aproveitando-se a oportunidade para a entrega de formulário de atualização de dados cadastrais.

O horário da eleição ainda não está fechado. Discute-se a antecipação do início, das 8 h para as 7 h, ou a prorrogação do final do período das 17 h para as 18 h, mas isso ainda será definido pelo TSE.

O TSE lançará em breve uma campanha de amplitude nacional, tendo como protagonista o médico Dráuzio Varella, apresentando as medidas que vem sendo adotadas pela Justiça Eleitoral, para garantir a segurança das eleições municipais.

Participaram da reunião, além da Diretoria – Geral e GT – Mesários do TRE-PI, as unidades do TRE-PI: Corregedoria Regional Eleitoral; Secretaria de Gestão de Pessoas; Serviço de Imprensa e Comunicação Social; Seção de Almoxarifado; e Chefias de Cartório das Zonas Eleitorais.

Fonte: Serviço de Imprensa e Comunicação Social do TRE-PI

icone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Piauí
Praça Desembargador Edgar Nogueira , Nº 80. Centro Cívico,
Teresina-PI - CEP 64000-920 - Brasil

Icone Protocolo Administrativo

Recepção Fórum Eleitoral de Teresina (+55 86) 3131-3400 Telefonia: (+55 86) 2107-9700
Tel: Recepção Sede (+55 86) 2107- 9732 / 9828
Ouvidoria - 0800 086 0086
Protocolo: (+55 86) 2107-9735

 

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento do protocolo das 07h às 19h

Acesso rápido