TRE-PI e SENAC capacitam colaboradoras e colaboradores
Oficina de manipulação de alimentos: bolos – caseirinhos gourmet faz parte das ações de cunho socioeconômico do projeto “Empregando Esperança” já premiado nacionalmente

O premiado projeto “Empregando Esperança, Oportunidade e Dignidade para Mulheres em Condições de Vulnerabilidade Econômico-Social", de autoria da diretora-geral e coordenadora do Comitê Gestor de Políticas de Gênero do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), Silvani Maia Resende Santana, promove nesta quinta-feira (25/9) e sexta-feira (26/9) mais uma de suas ações de cunho socioeconômico.


Trata-se da oficina “Manipulação de Alimentos: bolos – caseirinhos gourmet”, que foi aberta às 14h desta quinta-feira (25/9), com continuidade nesta sexta-feira (26/9) nos mesmos horários, na Cantina do prédio sede do TRE-PI, Teresina.

A capacitação com duração de 4h/aula, ministrada pela instrutora no segmento de gastronomia, Ana Alice Carvalho, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC, desenvolvida como ação social daquela entidade em parceria com o TRE-PI, sem custos para a Administração, e em beneficio das colaboradoras, algumas das quais atendidas pelo projeto Empregando Esperança, e dos colaboradores deste tribunal.
“Esse curso permite que, a partir do conhecimento no segmento de alimentação, a aluna e o aluno possam empreender e ser dono de sua própria renda. Vamos trabalhar o aprendizado a partir de uma receita base poderão ser criados diversos tipos de bolos caseiros, caseirinhos gourmet, apresentados de diversos modos. Observamos lá no SENAC, que grande parte dos empreendedores começa atuando neste nicho de gastronomia, onde não há necessidade de grandes investimentos. O conteúdo deste curso poderá ser aplicado de imediato ou no futuro dessas servidoras e servidores, servindo como alternativa de negócio extra ou até de renda principal”, disse Alice Carvalho.

O projeto "Empregando Esperança" prevê a obrigatoriedade de contratação de mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar pelas empresas que prestam serviços continuados ao TRE-PI. Na época de sua criação, em maio de 2021, tratava de iniciativa inédita em todo o Poder Judiciário Eleitoral brasileiro, vencedora do 1º Lugar Geral e do 1º Lugar da Categoria III - Desenvolvimento Democrático, do I Prêmio de Inovação Eleitoral, promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em nível nacional, em maio de 2024.
Para a aluna participante e servidora C.O.S, beneficiada pelo projeto: “O Empregando Esperança continua sendo muito importante pois nos mantém empregadas, nos gerando renda e nos inserindo dentro do mercado de trabalho. Quanto ao curso é um aprendizado a mais, vamos aprender a lidar melhor com os alimentos e receberemos muitas dicas de usos e técnicas que ficaremos conhecendo a partir de agora”, destacou.
Em sua fala de abertura, a diretora-geral e autora do Empregando Esperança afirmou: “Todos tem seus objetivos, sonhos e projetos de vida e estamos aqui em uma iniciativa que favorece a concretização desses sonhos. Aqui temos uma oportunidade de empreender e agradeço ao SESI/SENAC essa parceria com a Justiça Eleitoral. Que vocês possam aproveitar ao máximo mais essa oportunidade e tirar dela o melhor proveito”, concluiu Silvani Maia.
O secretário de Administração, Orçamento e Finanças do TRE-PI, José Alves Siqueira Filho, também presente, afirmou em seu discurso: “Já conversei com alguns colegas aqui e percebi a criatividade comercial e o talento empreendedor de alguns e fiquei feliz em ver que muitos entenderam que o emprego não é só o salário mas também as oportunidades de conhecimento e aprendizado. Parabéns a todos vocês, aproveitem esse momento da melhor maneira possível e estou muito satisfeito com essa iniciativa”, pontuou José Siqueira Filho.
Histórico
Empregando Esperança, Oportunidade e Dignidade para Mulheres em Condições de Vulnerabilidade Econômico-Social teve sua minuta de criação apresentada ao TRE-PI, em reunião deliberativa do Conselho de Governança - CONGEST/TRE-PI, no dia 19 de maio de 2021, ainda durante a gestão do desembargador presidente, José James Gomes Pereira. Na ocasião, tratava-se de iniciativa inédita em todo o Poder Judiciário Eleitoral brasileiro.
A proposta foi aprovada por unanimidade pelo CONGEST e foi convertida na Portaria TRE-PI nº 322/2021, publicada no Diário de Justiça Eletrônico do TRE-PI nº 99/2021, em 28.05.2021.
Desde o início do projeto, mais de uma dezena de mulheres foram beneficiadas e atuaram ou vêm atuando como prestadoras de serviços terceirizados ao TRE-PI, tanto na área de limpeza e conservação quanto nos serviços de apoio administrativo, incluindo mulheres em situação de violência; campesinas (oriundas da Zona Rural); egressa do sistema prisional; e uma servidora transgênero.

"Dediquei a esse projeto todo meu sentir e minha sensibilidade, com o anelo de salvar vidas e levar esperança a tantas mulheres vítimas de violência doméstica e em situação de vulnerabilidade econômica", revelou Silvani Maia, criadora do Empregando Esperança.
Fonte: Diretoria Geral e Serviço de Imprensa e Comunicação Social – IMCOS/TRE-PI
Fotos e texto: Donardo Borges - IMCOS/TRE-PI

