Justiça Eleitoral facilita acesso de deficientes auditivos ao voto

Todo Voto Importa: Nesse Dia Internacional das Línguas de Sinais, celebrado em 23/9, a data reforça a comunicação inclusiva e a participação plena de pessoas surdas na democracia

Todo Voto Importa: Nesse Dia Internacional das Línguas de Sinais, celebrado em 23/9, a data refo...

Neste Dia Internacional das Línguas de Sinais, comemorado nesta terça-feira (23/9), a Justiça Eleitoral ressalta a relevância com que trata a inclusão e a acessibilidade das pessoas surdas ou com alguma deficiência auditiva ao processo eleitoral e ao direito de voto. A data é celebrada dois dias depois do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência que ocorreu no domingo (21/9) e contou com programação especial realizada nesta segunda-feira (22/9), marcando o Dia D, do projeto Todo Voto Importa, desenvolvido pelo Laboratório de Inovação do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) o InovaTRE-PI, em parceria com os demais Laboratórios de Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis - LIODS, dos demais tribunais regionais eleitorais do Nordeste. 

Projeto “Todo VOTO Importa” busca ampliar a acessibilidade eleitoral

Este recurso de acessibilidade foi usado nas Eleições Gerais de 2022, no canto inferior direito das telas das urnas eletrônicas de votação que passaram a contar com um recurso de intérpretes de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). A ferramenta facilita o ato de votar no momento em que a pessoa deficiente auditiva entra na cabine e vai manipular as teclas da urna eletrônica.

A acessibilidade assegurada pela Justiça Eleitoral para as pessoas com deficiência auditiva vai além do dia da eleição. As sessões plenárias, solenidades e eventos transmitidos ao vivo pelo canal do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) no YouTube e também pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), incluindo os vídeos das campanhas publicados nos perfis deste, contam com intérpretes de LIBRAS.

Acessibilidade digital

O portal da Justiça Eleitoral segue as diretrizes de acessibilidade para o conteúdo da Web (WCAG), padrão internacional para navegação inclusiva. Entre os recursos disponíveis estão descrição de formulários, teclas de atalho, opção de salto de conteúdo e o zoom do navegador para facilitar a leitura de pessoas com deficiência visual.

Rybená

A ferramenta Rybená complementa essas iniciativas, traduzindo textos do português para LIBRAS e voz. O primeiro recurso auxilia pessoas surdas e o segundo pessoas com deficiência visual ou intelectual, idosos, disléxicos e outros usuários com dificuldade de leitura.

Mais recursos da urna

..

Além de garantir a acessibilidade de pessoas surdas, a Justiça Eleitoral atualizou o sintetizador de voz da urna eletrônica, que agora é mais natural. A partir das Eleições Municipais de 2024, a voz sintetizada, batizada de Letícia, passou a auxiliar eleitoras e eleitores cegos ou com baixa visão no momento do voto.

A voz pertence à atriz e cantora de Volta Redonda, no Rio de Janeiro,  Sara Bentes, que nasceu com deficiência visual. O processo de integração foi realizado por meio do RHVoice, um software livre criado por programadores cegos que converte o texto em fala e funciona como uma espécie de “banco de vozes” público.

Outras medidas desenvolvidas pela Justiça Eleitoral para garantir a inclusão e o pleno acesso das pessoas com algum tipo de deficiência ou com mobilidade reduzida ao processo eleitoral são: urnas eletrônicas com teclas em Braille; recurso de voz; locais de votação acessíveis; capacitação de mesárias e mesários para atender às necessidades de cada eleitora ou eleitor; e transferência temporária para uma seção adaptada de eleitora ou eleitor que precisar; entre outros itens.

Eleitorado com deficiência

De acordo com o TSE, mais de 1,4 milhão de pessoas com deficiência estavam aptas a votar nas Eleições Municipais de 2024, com destaque para o eleitorado com dificuldade de locomoção e deficiência visual.

No ano passado, somando 1º e 2º turno, 7.944 mesárias e mesários, que se declararam com algum tipo de deficiência participaram das eleições. Já em 2020, foram 3.381 participantes com condições semelhantes, representando aumento de 135% em quatro anos.

Fonte e foto: TSE com edição do Serviço de Imprensa e Comunicação – IMCOS/TRE-PI

AN/EM – TSE

Donardo Borges - IMCOS/TRE-PI

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Piauí
Praça Desembargador Edgar Nogueira , Nº 80. Centro Cívico,
Teresina-PI - CEP 64000-920 - Brasil

Ícone Protocolo Administrativo

Recepção Fórum Eleitoral de Teresina (+55 86) 3131-3400 Telefonia: (+55 86) 2107-9700
Tel: Recepção Sede (+55 86) 2107-9828 / 2140-9185
Ouvidoria - 0800 086 0086
Protocolo: (+55 86) 2107-9735

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos
Horário de funcionamento: Segunda à Sexta-feira
Sede e Cartórios Eleitorais:  07 às 13h
Protocolo: 07 às 19h

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE-PI coleta dados (IP, acesso a links, sistema operacional e navegador), por meio de cookies ou dos navegadores. A coleta é para cumprir obrigação legal, permitir a melhor navegação ou para fins estatísticos. Para saber mais, acesse nossa Política de Privacidade .

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.