Fórum Nacional VerDemocracia debate Eleições 2026
Evento foi aberto nesta segunda-feira (15/9) e prossegue até quarta (17/9), no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, em Belém (PA)

O Fórum Nacional VerDemocracia foi aberto na noite desta segunda feira (15/9) em solenidade presidida pela ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e realizado em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA).
O vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), desembargador Ricardo Gentil Eulálio Dantas, participa do evento representando a Justiça Eleitoral piauiense.
O evento reúne, durante três dias, especialistas da Justiça Eleitoral e convidados para debater os principais desafios das Eleições Gerais de 2026, como o impacto das mudanças climáticas na logística eleitoral, os avanços da tecnologia e da inteligência artificial, a inclusão social, a cultura democrática e a consolidação do Estado Democrático de Direito.
A conferência de abertura teve como tema: “Democracia e Eleições – Questões Atuais” e foi proferida pela atual presidente da Justiça Eleitoral para um público de mais de 900 pessoas, entre presentes e online pelo canal do TSE no YouTube.
Em sua fala, a palestrante destacou a coincidência da abertura do evento ocorrer no Dia Internacional da Democracia, celebrado em 15 de setembro, data instituída pela Organização das Nações Unidas - ONU. “Quem faz democracia é o povo. Não há democracia sem povo participando, sem povo atuando e sabendo que, seja qual tenha sido a história brasileira que nós tenhamos tido até aqui, quem produz a história do povo é o próprio povo”, ressaltou.
A abertura do evento também contou com a novidade da execução do Hino Nacional brasileiro em dois idiomas. A primeira parte, em língua portuguesa e a segunda parte, em língua indígena.

O VerDemocracia prossegue debatendo o fortalecimento da democracia; os impactos do clima e das condições ambientais na logística das eleições 2026; e a livre circulação de informações e liberdade de imprensa.
Fonte: TSE com edição do Serviço de Imprensa e Comunicação Social - IMCOS/TRE-PI
Foto: Luiz Roberto - SECOM/TSE
DV, MC/LC/DB - TSE
Donardo Borges – IMCOS/TRE-PI

