I Jornada de Inteligência Artificial
Evento foi realizado ao longo desta terça-feira e debateu uso ético da IA, as ações e projetos de adoção da ferramenta no âmbito da Justiça Eleitoral entre outros temas

A I Jornada de Inteligência Artificial do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) foi realizada com ampla participação de servidoras e servidores da Justiça Eleitoral, nesta última quarta-feira (18/11) no Auditório Desembargador Vicente Ribeiro Gonçalves, no prédio sede desta Justiça Especializada.
A iniciativa integra o conjunto de ações da Secretaria de Tecnologia da Informação – STI/TRE-PI voltadas à adoção qualificada de tecnologias digitais, em consonância com as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para uso da Inteligência Artificial (IA) no Poder Judiciário.

A abertura do evento foi feita pelo presidente do TRE-PI, desembargador Sebastião Ribeiro Martins que deu as boas vindas a todas e todos e destacou: “É uma alegria participar desta abertura e ouvir sobre esse tema que me agrada e me impressiona. Já uso essa ferramenta em casa e no meu gabinete nas minutas e temos de adequar e uniformizar o seu uso no âmbito do TRE-PI, conforme a Resolução do Conselho Nacional de Justiça, para que esse avanço tecnológico facilite as servidoras e aos servidores o cumprimento de suas tarefas com ética, responsabilidade e respeito às cidadãs e aos cidadãos”.
Também presentes à jornada, compondo a Mesa de Honra, a juíza auxiliar da Corregedoria, Ouvidora da Mulher, eleitoral da 61ª Zona em Floriano e presidente da Comissão de Combate ao Assédio Moral, Sexual e Discriminação do TRE-PI, Melissa de Vasconcelos Lima Pessoa – neste ato representando o vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Ricardo Gentil Eulálio Dantas; o juiz federal, ex-integrante da Corte Eleitoral, professor e palestrante, Nazareno César Moreira Reis; a diretora-geral, coordenadora do Comitê Gestor de Políticas de Gênero do TRE-PI e professora, Silvani Maia Resende Santana e o secretário de Tecnologia da Informação deste tribunal, Anderson Cavalcanti de Lima.

A programação constou de palestra com o tema: “Uso ético da IA no Poder Judiciário, ministrada pelo magistrado, Nazareno César; do painel: “Jornada de adoção da IA no TRE-PI, apresentado pelo secretário de TI, Anderson Lima; do compartilhamento de práticas: “Experiência e Resultado no uso da IA”, efetuado pelas servidoras Fernanda Gomes Monteiro Lima e Brunna Barros Carvalho Martins, que demonstraram de maneira didática a utilização, na rotina de gabinete, do Gemini e do Notebook LM; e do coordenador de desenvolvimento e infra-estrutura do TRE-PI, Rosemberg Maia Gomes, que fez a apresentação: “É gratis! Google Workspace e IA”. Fechando a jornada, a diretora-geral fez os agradecimentos finais e encerrou os trabalhos.


A ação integra o plano para implantação de ferramentas de IA, desenvolvido pela STI/TRE-PI, e busca estruturar, de forma gradual, o uso de soluções de IA neste tribunal, com foco na modernização dos fluxos de trabalho, na automação de tarefas repetitivas, no tratamento de grandes volumes de dados e na qualificação do atendimento às unidades usuárias e demais públicos da Justiça Eleitoral.
Fonte: STI/TRE-PI
Fotos: Keity Coimbra – IMCOS/STI
Donardo Borges – IMCOS/TRE-PI

