Agosto Lilás 2025 e Projeto Florescer
Iniciativas buscam conscientizar, prevenir e combater todas as formas de violência e mais especificamente contra a mulher, fomentando uma cultura de paz e equidade de gênero.

A palestra "Quebrando o ciclo da violência - o que os homens podem fazer para reconhecer padrões violentos e evitá-los?" faz parte das ações desenvolvidas ao longo deste Agosto Lilás para conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher, em conjunto com o Programa Florescer, voltado a prevenção e a adoção de medidas de segurança contra a violência doméstica e familiar contra magistradas e servidoras da Justiça Eleitoral no Piauí.
A referida apresentação será nesta sexta-feira (8/8), das 15h às 18h, na sala de reuniões corporativas do Superior Tribunal de Justiça - STJ, em Brasília - DF, em formato híbrido (presencial e com transmissão simultânea, via plataforma Zoom.
Para participar as pessoas interessadas deverão se inscrever utilizando um dos links abaixo, conforme o modo de participação, se presencial ou à distância.
A Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP, do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), convida magistradas, magistrados, servidoras, servidores, terceirizadas e terceirizados e a sociedade em geral, a participar do evento que será aberto e conduzido pelo ministro ouvidor do STJ, Luiz Alberto Gurgel de Faria, e que contará com a participação de Victor dos Santos Valadares, doutorando do Programa de Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasília (UnB) e integrante do Espaço Acolher, e da advogada Patrícia Guimarães, Diretora de Igualdade Racial da International Legal Bar & Professionals Association (ILBPA).
A iniciativa reforça o compromisso institucional do TRE-PI com a conscientização, prevenção e o enfrentamento a todas as formas de violência e mais especificamente contra a mulher, fomentando uma cultura de paz e equidade de gênero.
Projeto Florescer
O projeto foi instituído pela Resolução TRE-PI nº 485, de 16 de julho de 2024, com o objetivo de estabelecer procedimentos claros e eficazes para detecção e atuação em casos de violência doméstica e familiar, bem como para o apoio e proteção das vítimas.
O nome "FLORESCER" foi escolhido em razão do seu simbolismo poderoso e positivo. Assim como uma flor que desabrocha após enfrentar desafios, o projeto busca proporcionar às vítimas de violência doméstica e familiar um ambiente seguro e acolhedor onde possam se recuperar, crescer e encontrar uma nova vida cheia de esperança e possibilidades.
Mais informações sobre o projeto acesse o site do TRE-PI: www.tre-pi.jus.br > Institucional > Ouvidoria > Ouvidoria da Mulher (clique à esquerda em Florescer) ou acesse o link abaixo:
https://www.tre-pi.jus.br/institucional/ouvidoria/ouvidoria-da-mulher-2/programa-florescer
Ouvidoria da Mulher
A Ouvidoria da Mulher do TRE-PI foi instituída pelaResolução TRE-PI nº 433/2021para funcionar como canal especializado deescuta, acolhimento e orientação.Seu objetivo é atender pessoas que se sintam vítimas ou tenham informações sobre casos deassédio moral, assédio sexual, discriminação, racismo, violência política e violência doméstica e familiar no âmbito doTRE-PI.
A Portaria TRE-PI nº 289/2025 institui procedimentos para o acolhimento das vítimas e o tratamento das denúncias de assédio moral, assédio sexual e discriminação no âmbito do TRE-PI.
A juíza auxiliar da Corregedoria Regional Eleitoral, Melissa de Vasconcelos Lima Pessoa é a Ouvidora da Mulher do TRE-PI.
Canais de Atendimento da Ouvidoria da Mulher:
Telefone e WhatsApp: (86) 2107-9652
E-mail:ouvidoriadamulher@tre-pi.jus.br
Formulário Eletrônico: https://sei.tre-pi.jus.br/ouvidoria-mulher/
Atendimento presencial na sala da Ouvidoria, térreo do edifício sede do TRE-PI localizado na Praça Desembargador Edgard Nogueira, nº 80, Bairro Cabral, Teresina -PI, ao lado do protocolo geral.
Em casos de risco imediato à sua integridade física, por favor, entre em contato com os números de emergência abaixo:
Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180
Polícia Militar - Ligue 190
Mais informações acesse: www.tre-pi.jus.br > institucional > ouvidoria > ouvidoria da mulher ; ou use o link abaixo:
https://www.tre-pi.jus.br/institucional/ouvidoria/ouvidoria-da-mulher-2/ouvidoria-da-mulher-1
Fonte: Secretaria de Gestão de Pessoas
Arte: STJ
Donardo Borges - IMCOS/TRE-PI

