Vereadores e vereadoras de Gilbués-PI eleitos em eleição suplementar são diplomados

...

Diplomação dos vereadores e vereadoras eleitos em eleição suplementar em Gilbués
Vereadoras e vereadores eleitos

As vereadoras e os vereadores eleitos em Eleição Suplementar realizada no último dia 3 de março no município de Gilbués, distante cerca de 600 Km de Teresina - Piauí, foram diplomados na tarde desta última sexta-feira (22/3), pelo Cartório da 35ª Zona Eleitoral, que tem como Juíza, Rita de Cássia da Silva e como Promotora Eleitoral, Gianny Vieira de Carvalho.

Segundo a 35ª Zona Eleitoral, foram diplomados os vereadores eleitos: Dimas Rosa Medeiros (PP), Erivan Martins da Silva (PP), Henrique de Sousa Guerra (MDB), João Dias Filho (PP), Jordan Iraja Dias Figueiredo (PP), Marino Junior Fonseca de Oliveira (PP), Railvan Brandão Figueiredo (PP), Ubirajara Valeda Alves (PL) e Anderson Ribeiro Araújo (PP).

Destes diplomados, Jordan Iraja, Ubirajara Valeda e Railvan Brandão foram eleitos pela primeira vez agora em março de 2024, nesta eleição suplementar. Os outros nomes já haviam sido eleitos na Eleição Municipal de 2020, inclusive os candidatos do partido PP, que tiveram seus votos anulados naquele ano, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e foram eleitos de novo em 2024 e novamente diplomados pela Justiça Eleitoral.

Também foram diplomados os suplentes: Jéssica Vieira da Silva (PL), João Rodrigues Tavares (MDB) e Marilu Pereira de Oliveira (PP).

Entenda o motivo da nova eleição em Gilbués para Vereadoras e Vereadores

Em sessão realizada no dia 12 de setembro de 2023, o TSE anulou todos os votos recebidos por candidatos do Partido Progressistas (PP) ao cargo de vereador e cassou os cinco parlamentares eleitos pela legenda, incluindo o Presidente da Câmara Municipal, por fraude à cota de gênero mediante o lançamento de candidaturas femininas fictícias nas Eleições 2020.

Na ocasião, o TSE entendeu que as então candidatas Ana Vitória Pereira Xavier, Lacy Verônica Fernandes Figueredo e Vilma Pêssego Vogado foram registradas como candidatas fictícias em 2020 somente para completar a cota mínima obrigatória de 30% de candidaturas femininas registradas pelo Partido com o intuito de burlar a legislação eleitoral.

A medida resultou na anulação de mais da metade dos votos válidos para o cargo de vereador na cidade, correspondendo a 52% do total da Câmara de Vereadores, integrada por nove parlamentares.

A nova eleição para a Câmara Municipal de Gilbués (PI) foi realizada para a renovação integral de todas as nove cadeiras destinadas ao cargo de vereador. A decisão foi proferida, por maioria, pelo Plenário do TSE, na sessão realizada em 05.12.2023, com base no artigo 224 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965), que determina a realização de eleições quando a nulidade de uma anterior abranger mais de 50% dos votos válidos.

Descrição da imagem: Foto de dez homens e uma mulher todos de pé, segurando o diploma de Vereador eleito, e mais um homem e uma mulher junto com esse grupo porém sem estarem segurando diploma. A maioria está sorrindo, todos vestem calça comprida e usam roupas nas cores azul, preta e branca.

Descrição da imagem: Foto de um grupo de pessoas alinhadas lado a lado, todas seguram um certificado mostrando para a foto, alguns estão sorrindo. No grupo de 11 homens e 02 mulheres todos usam roupas informais e estão na porta de um prédio com paredes de vidro.

Fonte e foto: Cartório da 35ª Zona Eleitoral do Piauí

Francisco Xavier Filho/Donardo Borges – IMCOS/TRE-PI

Visite nossas redes sociais: @trepiaui

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Piauí
Praça Desembargador Edgar Nogueira , Nº 80. Centro Cívico,
Teresina-PI - CEP 64000-920 - Brasil

Ícone Protocolo Administrativo

Recepção Fórum Eleitoral de Teresina (+55 86) 3131-3400 Telefonia: (+55 86) 2107-9700
Tel: Recepção Sede (+55 86) 2107- 9732 / 9828
Ouvidoria - 0800 086 0086
Protocolo: (+55 86) 2107-9735

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento do protocolo das 07h às 19h

Acesso rápido