Lançamento do livro "O Supremo Tribunal Federal e a Governança Eleitoral Brasileira" reúne autoridades no TRE-PI

Obra do jurista Thiago Mendes de Almeida Férrer oferece uma visão crítica sobre o funcionamento do processo eleitoral no contexto da governança

...

Na manhã desta terça-feira (19/03), o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) sediou o lançamento do livro "O Supremo Tribunal Federal e a Governança Eleitoral Brasileira", do jurista e advogado Thiago Mendes de Almeida Férrer. O evento, realizado no Espaço Memória do TRE-PI, contou com a presença de autoridades e especialistas em Direito Eleitoral.

Em seu discurso, o autor da obra destacou a importância do tema abordado, especialmente no contexto político atual do país. "Desejo que o tema e o estudo de base da governança eleitoral se propague para que possamos construir um sistema eleitoral cada vez mais justo, transparente e confiável, à altura da nossa democracia", afirmou Thiago Férrer.

O Desembargador Erivan Lopes, Presidente do TRE-PI e autor do prefácio da obra, também ressaltou a importância do debate sobre o tema. "Este livro é uma obra filosófica que expressa um sentimento sobre duas posições antagônicas que vivemos atualmente no judiciário - o ativismo e a contenção. É uma contribuição valiosa para o estudo do Direito Eleitoral brasileiro, especialmente no que diz respeito ao papel do STF na regulação das eleições", disse o Desembargador.

Estiveram presentes os desembargadores Sebastião Martins, Antônio Soares, Pedro Macêdo e Costa Neto, além dos membros da Corte Dr. José Maria, Dr. Guillardo Medeiros, Dr. Nazareno Moreira Reis, Dr. Kelson Carvalho, Dr. Lirton Nogueira e Dr. Fábio Viana. Também prestigiaram o evento os ex-juízes membros da Corte Dr. Charlles Max e Dra. Lucicleide Belo, o Deputado Severo Eulálio e o ex-senador Elmano Férrer de Almeida.

Sobre o livro

Com linguagem clara e direta, o livro "O Supremo Tribunal Federal e a Governança Eleitoral Brasileira" busca instigar o leitor a uma visão crítica sobre o funcionamento do processo eleitoral no contexto da governança, com ênfase na análise do papel do STF nesse sistema.

A obra "O Supremo Tribunal Federal e a Governança Eleitoral Brasileira" já está disponível para compra no site da Editora Íthala.

Sobre o autor

Thiago Mendes de Almeida Férrer é um jurista e advogado com vasta experiência em direito eleitoral e administrativo. Graduado em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Teresina (CEUT), em 2007, possui mestrado em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Integrou a Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) por dois biênios consecutivos, de 2019 a 2023, ocupando o cargo de Juiz Eleitoral na categoria Jurista. Atuou como Secretário-Geral do Gabinete do Prefeito de Teresina entre 2010 e 2012. Foi Subprocurador-Geral da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí de 2014 a 2018.

Descrição da imagem: Composição de quatro fotos sendo: as superiores uma delas com dois homens de meia idade usando terno escuro, um deles está falando ao microfone atrás de um pulpito transparente e o outro está olhando para o que está falando; ao lado um homem de meia idade, veste terno escuro e fala ao microfone, sorri para a foto, atrás dele um homem de cabelos grisalhos sorri para a foto. Abaixo, três homens de meia idade e uma criança do sexo masculino reunidas para foto. Os homens usam terno e um deles segura um exemplar de um livro de capa verde. A criança usa uniforme. Atrás deles um banner parcialmente coberto, ao lado foto do saguão de um prédio, com várias pessoas reunidas olhando para o homem de terno escuro que fala ao microfone.

Fonte: Serviço de Imprensa e Comunicação Social do TRE-PI

Foto: Keity Coimbra-IMCOS/TRE-PI

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Piauí
Praça Desembargador Edgar Nogueira , Nº 80. Centro Cívico,
Teresina-PI - CEP 64000-920 - Brasil

Ícone Protocolo Administrativo

Recepção Fórum Eleitoral de Teresina (+55 86) 3131-3400 Telefonia: (+55 86) 2107-9700
Tel: Recepção Sede (+55 86) 2107- 9732 / 9828
Ouvidoria - 0800 086 0086
Protocolo: (+55 86) 2107-9735

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento do protocolo das 07h às 19h

Acesso rápido