Justiça Eleitoral acessível a pessoas com Síndrome de Down

..

..

O eleitor José Douglas Guimarães, de 32 anos, é uma pessoa com síndrome de Down e terá o direito ao voto garantido nas Eleições Municipais de 2024. Ele é um dos cidadãos atendidos pela Justiça Eleitoral por meio de sua política de acessibilidade e tirou no dia 11 deste mês, o seu primeiro título de eleitor. “Estou extremamente feliz, porque o meu sonho era votar”, afirmou José Douglas, beneficiado pela política de Acessibilidade, implantada em toda a Justiça Eleitoral brasileira.

No Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), a acessibilidade está incluída como valor institucional, estabelecido no seu Mapa de Planejamento Estratégico 2021-2026, "Promover a Sustentabilidade e a Acessibilidade", e promovida pelo seu Núcleo de Sustentabilidade e de Acessibilidade e Inclusão - NSA.

Dia Internacional da Síndrome de Down

O Dia Mundial da Síndrome de Down, comemorado em 21 de março, é uma data de conscientização global para celebrar a vida das pessoas com a síndrome e para garantir que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades que todas as pessoas. A data escolhida representa a triplicação (trissomia) do 21º cromossomo que causa a síndrome.

A Síndrome de Down (SD) é uma alteração genética presente na espécie humana desde sua origem. Foi descrita há 150 anos, e desde então, se tem avançado em seu conhecimento, sendo a primeira causa conhecida de discapacidade intelectual, representando aproximadamente 25% de todos os casos de atraso intelectual, traço presente em todas as pessoas com a síndrome.

É necessário destacar que a Síndrome de Down não é uma doença e, sim, uma condição genética inerente à pessoa.

Crianças com Down precisam ser estimuladas desde o nascimento para que sejam capazes de vencer as limitações que essa alteração genética lhes impõe, com o objetivo de sempre habilitá-las para o convívio e a participação social e política.

Descrição da imagem: Cartaz tema: Dia Internacional da Síndrome de Down Dia 21 de março. Em fundo branco com respingos nas cores amarelo e azul e uma mão espalmada pintada em guache de cada lado do cartaz, sendo uma amarela e outra azul. No centro um laço amarelo e azul e um pequeno coração vermelho no cento do laço.

Fonte: Serviço de Imprensa e Comunicação Social - IMCOS/TRE-PI, com informações da Secom/TRE -Tocantins, estado de origem do eleitor mencionado e Boletim da Saúde do Ministério da Saúde.

Arte: Prefeitura Municipal de Monte Sião - MG

Donardo Borges - IMCOS/TRE-PI



ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Piauí
Praça Desembargador Edgar Nogueira , Nº 80. Centro Cívico,
Teresina-PI - CEP 64000-920 - Brasil

Ícone Protocolo Administrativo

Recepção Fórum Eleitoral de Teresina (+55 86) 3131-3400 Telefonia: (+55 86) 2107-9700
Tel: Recepção Sede (+55 86) 2107- 9732 / 9828
Ouvidoria - 0800 086 0086
Protocolo: (+55 86) 2107-9735

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento do protocolo das 07h às 19h

Acesso rápido