Título Net: página de autoatendimento mais acessível e intuitiva

Novas funcionalidades facilitam serviços ao eleitorado

Novas funcionalidades facilitam serviços ao eleitoradoTítulo Net: página de autoatendimento mais acessível e intuitiva

Já está no ar a nova página do Título Net, que foi reestruturada com um menu de opções e funcionalidades para facilitar os serviços oferecidos a eleitoras e eleitores.

Além de ser mais intuitiva, a página passou a oferecer opções simples como, por exemplo, apenas corrigir o nome da mãe ou do pai que foi grafado errado. Ou, ainda, atualizar o endereço ou transferir o título para outro município.

Os botões contam com textos curtos e objetivos para explicar como usar cada função, mas também há links com textos mais completos e extensos para quem busca mais informações. Nesse caso, basta clicar no sinal de interrogação que aparece ao lado de cada botão de serviço.

As opções tradicionais continuam ativas para tirar o primeiro título ou revisar todos os dados cadastrais.

De acordo com a Seção de Cadastro de Eleitor (SECAD) da Secretaria de Tecnologia da Informação - STI do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as alterações fazem parte da evolução dos sistemas e ocorreram após pesquisa bastante ampla com diversos usuários para construir uma página que atendesse às necessidades de eleitores e, principalmente, aos critérios de objetividade e simplicidade, com termos claros para encontrar com facilidade o serviço de que cada pessoa eleitora necessite.

As inovações surgiram a partir de um projeto da Corregedoria-Geral Eleitoral do TSE e agora, o novo layout da página em vez de uma lista de serviços, traz apenas quatro opções em formato de botões para ficar claro a cidadã e ao cidadão que se trata de uma funcionalidade. Cada um com uma cor diferente para que se destaquem um dos outros.

Consciente de que a maioria das/dos usuários/usuárias utiliza os serviços pelo celular, a nova versão foi concebida de forma que todas as opções ficassem visíveis na tela do aparelho sem necessidade de rolagem da página. Tudo para deixar mais prático e mais acessível o serviço a cidadã e ao cidadão.

Acessibilidade e Responsividade

Para garantir que os serviços vão funcionar com efetividade para todos os usuários e usuárias, houve foco especial na acessibilidade, inclusive com testes realizados por pessoas cegas que validaram a usabilidade dos sistemas.

Outro ponto de preocupação foi a chamada responsividade, que é a certeza de que esses serviços vão funcionar bem em celulares. Nesse campo, a interface se adequa ao tamanho da tela do dispositivo, mantendo sempre o mesmo conteúdo acessado por meio do computador.

Novidade

Uma das novidades implementadas é a “diligência virtual”, que nada mais é do que a possibilidade de o cartório entrar em contato com o eleitor e solicitar informações complementares após a solicitação de uma demanda por cidadão ou cidadã. Por exemplo, caso seja enviada uma imagem de qualidade ruim ou o endereço não bater com o comprovante de residência, a questão poderá ser solucionada de forma totalmente remota.

Neste ano de 2024 também será inaugurado outro serviço: a possibilidade de agendar atendimento nos cartórios por meio da plataforma. Se a eleitora ou o eleitor precisar coletar a biometria, ela/ele poderá ir com horário previamente marcado para ser atendido com rapidez.

Fonte: TSE com adaptações do Serviço de Imprensa e Comunicação Social – IMCOS/TRE-PI

Arte: TSE tela do serviço

CM/DM-TSE

Donardo Borges - IMCOS/TRE-PI



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