Teste Público de Segurança da Urna 2023 tem recorde de pré-inscritos
Justiça Eleitoral recebeu a pré-inscrição de 78 investigadores, o dobro do número de participantes no Teste realizado em 2021, ano anterior ao último pleito

A Justiça Eleitoral divulgou nesta última sexta-feira (8) a relação das(os) 78 investigadoras(es) aprovados na fase de pré-inscrição para participar do Teste Público de Segurança da Urna (TPS) 2023, que será realizado no sistema eletrônico de votação e apuração a ser utilizado nas Eleições Municipais de 2024. O evento acontecerá de 27 de novembro a 1º de dezembro, na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília – Distrito Federal.
Este ano, a quantidade de pré-inscrições foi recorde, o dobro do atingido na sexta edição do teste, realizada em 2021, quando 39 pessoas e equipes tiveram a participação aprovada. A lista traz 28 pré-inscrições individuais e 50 de grupos, sendo 17 mulheres e 61 homens.
As/os investigadores(as) com pré-inscrições aprovadas deverão submeter, à Justiça Eleitoral os seus planos de testes, no período de 9 de outubro a 3 de novembro. A publicação das inscrições efetivamente aprovadas pela Justiça Eleitoral ocorrerá em 6 de novembro.
As pessoas que não tiveram a pré-inscrição aprovada podem apresentar, até esta terça-feira (12), recurso para a Comissão Reguladora do evento. O resultado da análise dos recursos será divulgado na quarta-feira (13).
Colaboração com a Justiça Eleitoral
O Teste Público de Segurança da Urna 2023 busca reunir especialistas com interesse pelo evento para que possam colaborar com a Justiça Eleitoral no aprimoramento do sistema eletrônico de votação e apuração a ser utilizado nas Eleições Municipais de 2024, colaborando para melhorar a segurança e a imagem do processo eletrônico de votação e da Justiça Eleitoral.
Próximas Etapas
Segundo o Edital de Convocação do Teste Público, a participação, na condição de investigadora ou investigador ou de grupo, está condicionada a uma seleção prévia, dividida em etapas: aprovação da pré-inscrição e, em seguida, da inscrição; e disponibilidade orçamentária e sorteio público.
Caso a quantidade de participantes com inscrição aprovada supere a estipulada no edital, a Comissão Reguladora fará a seleção entre as inscrições acolhidas, levando em consideração a relevância dos planos de testes para o aprimoramento do sistema eletrônico de votação, podendo, ainda, recorrer a sorteio público. No entanto, a Comissão Avaliadora poderá, a seu critério, selecionar os planos de testes de até dois participantes (tanto de investigador individual como de um grupo) que não forem sorteados.
Sobre o TPS
O Teste Público de Segurança da Urna ocorrerá em espaço especialmente reservado e controlado pela Justiça Eleitoral, que é parte interessada nos resultados, na sede do TSE, em Brasília – DF, em cinco datas.
No dia 27 de novembro as atividades do TPS terão início às 13h e se encerrarão às 17h. No dia seguinte, 28 de novembro e, nos dias, 29, 30 e 1º de dezembro, ocorrerão das 9h às 18h. Para esta edição, serão usados os modelos mais recentes de urnas eletrônicas (UE2020 e UE2022).
O TPS é realizado desde 2009. Em seis edições, o Teste Público contou com a colaboração de 148 participantes, que puseram em prática 96 planos de ataque, totalizando 202 horas de atividades executadas.
Confira a íntegra do edital de convocação do TPS 2023.
Fonte e Arte: TSE com adaptações do Serviço de Imprensa e Comunicação – IMCOS/TRE-PI
MC, JM, EM/LC, DM – TSE
Donardo Borges - IMCOS/TRE-PI