A importância da Auditoria Interna
Coordenadoria de Auditoria Interna do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí detalha a estrutura da unidade no âmbito da Justiça Eleitoral, suas atribuições e importância

A Auditoria Interna exerce um papel estratégico e indispensável no fortalecimento da governança institucional e no aprimoramento da gestão.
No âmbito do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) está estruturada por meio da Coordenadoria de Auditoria, composta por três seções especializadas: a Seção de Auditoria de Gestão Administrativa; a Seção de Auditoria de Gestão de Pessoas e a Seção de Auditoria de Licitações e Contratos, essa última unidade é responsável por fomentar o controle, a transparência e a melhoria contínua dos processos internos da instituição.
Além de contribuir para o uso racional dos recursos públicos e para a prevenção/correção de falhas e irregularidades, a Auditoria Interna tem um papel relevante como elo entre a administração do TRE-PI e os órgãos de controle externo, como o Tribunal de Contas da União (TCU).
A atuação proativa e qualificada da auditoria fornece informações consistentes e tempestivas que subsidiam o trabalho desses órgãos, facilitando o acompanhamento, a fiscalização e a responsabilização quando necessário.
Ao oferecer diagnósticos precisos, identificar riscos e recomendar melhorias, a Auditoria Interna desempenha um papel fundamental no fortalecimento da governança, da transparência e da accountability no âmbito da Justiça Eleitoral.
Sua atuação técnica, preventiva e independente assegura que os recursos públicos sejam utilizados de forma legal, eficiente e responsável, especialmente durante os períodos eleitorais, quando a demanda por integridade e credibilidade institucional é ainda maior.
Texto e foto: Coordenadoria de Auditoria - COADI/TRE-PI
Donardo Borges - IMCOS/TRE-PI