Eleições 2022: Faltam 10 dias para o 2º Turno!

Cerca de 156,5 milhões de eleitoras e eleitores votarão para Presidente da República em 5.570 municípios do Brasil e em 181 embaixadas no Exterior. Doze estados escolherão também governadores

Cerca de 156,5 milhões de eleitoras e eleitores votarão para Presidente da República em 5.570 mu...Eleições 2022: Faltam 10 dias para o 2º Turno!

O Brasil realizará em 10 dias o segundo turno das maiores eleições já realizadas nestes 90 anos de existência da Justiça Eleitoral.

No dia 30 de outubro, último domingo do mês, quase 156,5 milhões de eleitoras e eleitores no País e outros 697 mil no exterior, retornarão às urnas em 472.075 seções eleitorais, localizadas nos 5.570 municípios do País e em 181 cidades no Exterior, para eleger o Presidente e o Vice - Presidente da República.

Nos estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe, votação também ocorrerá para os cargos de Governador e Vice-Governador.

Todo o contingente de servidoras e servidores, colaboradoras e colaboradores, terceirizadas e terceirizados da Justiça Eleitoral está mobilizado para garantir a realização de eleições seguras, tranquilas e transparentes. São 22 mil pessoas engajados nesse trabalho, além de mais de 2,6 mil juízas e juízes eleitorais e 2,6 mil promotoras e promotores do Ministério Público Eleitoral (MPE).

Junto dessa grande equipe, estão, na linha de frente, cerca de 1,8 milhão de mesárias e mesários, dos quais mais de 857 mil são voluntários. Essas cidadãs e cidadãos são responsáveis pela operação das mais de 577 mil urnas eletrônicas disponibilizadas para uso nas Eleições Gerais de 2022.

Voto em Trânsito

Em todo o País, 314.803 eleitoras e eleitores solicitaram, até o dia 18 de agosto, o direito de votar fora do seu domicílio eleitoral no segundo turno do pleito.

Nesse caso, essas pessoas só poderão votar para Presidente da República se a localidade onde estiverem for fora do seu Estado de origem. Se estiverem em seu Estado de origem e nele estiver em disputa também o cargo de Governador de Estado, poderão votar então para esse cargo.

Assim, nas seções eleitorais designadas pelos respectivos TREs para receber as eleitoras e os eleitores em trânsito, as Zerésimas dessas urnas eletrônicas, apontarão um número de eleitores aptos a votar para Presidente diferente dos aptos a votar para Governador se houver segundo turno de votação também para o governo do Estado na localidade.

Fonte: TSE com adaptações do Serviço de Imprensa e Comunicação Social – IMCOS/TRE-PI

Arte: TSE

RG/LC, DM – TSE

D.B.- IMCOS/TRE-PI

Acesso rápido