Comissão Apuradora do TRE-PI faz balanço das Eleições à imprensa no CDE 2022

...

...

A Comissão Apuradora do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) fez um balanço geral das Eleições 2022, na noite deste domingo (30), no Centro de Divulgação das Eleições 2022 - CDE 2022 , montado no Auditório Desembargador Vicente Ribeiro Gonçalves, no prédio antigo do TRE-PI.

A operação nacional desencadeada pela Polícia Rodoviária Federal neste domingo de 2º turno, o transporte público e gratuito de eleitores realizado no dia da eleição, as ocorrências em urnas eletrônicas de votação, a organização e o desenrolar do processo eleitoral, entre outros temas, foram alvo de considerações das autoridades integrantes da comissão e de perguntas dos jornalistas.

Presentes a entrevista coletiva de imprensa o Vice-Presidente, Corregedor do TRE-PI e Presidente da Comissão Apuradora, Desembargador José James Gomes Pereira; o Juiz Membro do tribunal e integrante da comissão, Kelson Carvalho Lopes da Silva; o Juiz Presidente da Comissão de Fiscalização da Propaganda Eleitoral 2022, Marcelo Leonardo Barros Pio; o Juiz Membro do tribunal e também integrante da Comissão de Propaganda, Agliberto Gomes Machado; a Juíza Membro do TRE-PI e Auxiliar da Corregedoria, Maria Luíza de Moura Mello e Freitas; e o Diretor Geral do tribunal, Danilo Carvalho Franco Pereira.

Antes da fala da Comissão Apuradora, o Procurador Regional Eleitoral, Marco Túlio Lustosa Caminha, foi entrevistado no CDE e apresentou detalhes das situações policiais ocorridas em todo o Estado ao longo do domingo de eleições e ainda das ocorrências nas urnas eletrônicas e das ações adotadas para solucionar os problemas.

Esses último tema, funcionamento das urnas eletrônicas, também foram objeto da coletiva do Secretário de Tecnologia da Informação do TRE-PI, Anderson Cavalcanti de Lima, no CDE no final da tarde de domingo.

Todas as coletivas foram disponibilizadas no canal do TRE-PI no YouTube.

Repórteres, cinegrafistas, fotógrafos, radialistas e demais profissionais dos principais veículos de comunicação do Estado, afiliados as grandes emissoras de comunicação nacionais fizeram entradas ao vivo, ao longo da programação de seus veículos, destacando as ações da Justiça Eleitoral na organização e realização deste 2º turno das Eleições 2022.

Cinco boletins com informações relativas as ocorrências foram disponibilizados aos jornalistas, em horários definidos, ao longo do dia, elaborados pelos jornalistas do tribunal, com base nos dados fornecidos pelo Comitê de Segurança das Eleições 2022.

Também foi disponibilizado pela Secretaria de Tecnologia da Informação um sinal de Wi Fi para uso no espaço do Centro, em virtude das medidas de proteção adotadas pela Justiça Eleitoral no dia das Eleições para proteger sua rede de dados.

Todas as entrevistas contaram com a presença de intérprete de LIBRAS. Dois profissionais dessa área foram contratados pelo Núcleo de Sustentabilidade e de Acessibilidade e Inclusão – NSA do TRE-PI, da empresa Educalibras.

O CDE contou ainda com uma sala (lounge) cujo projeto (layout) foi elaborado pelo Serviço de Engenharia e Arquitetura – ENARQ/TRE-PI, além de banners com arte desenvolvida pela Justiça Eleitoral e diagramada pelo Serviço de Imprensa e Comunicação Social – IMCOS, e ainda cartazes e placas de identificação dos entrevistados produzidas pela Gráfica do TRE/PI.

Todas as ações do Centro de Divulgação foram desenvolvidas em conjunto com a Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento – COEDE do TRE-PI, que foi fundamental para a concretização de todos os objetivos estabelecidos no Plano de Ação do CDE 2022.

Fonte: Serviço de Imprensa e Comunicação Social – IMCOS/TRE-PI

Fotos: Kamilo Carvalho – IMCOS/TRE-PI

Donardo Borges-IMCOS/TRE-PI

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Piauí
Praça Desembargador Edgar Nogueira , Nº 80. Centro Cívico,
Teresina-PI - CEP 64000-920 - Brasil

Ícone Protocolo Administrativo

Recepção Fórum Eleitoral de Teresina (+55 86) 3131-3400 Telefonia: (+55 86) 2107-9700
Tel: Recepção Sede (+55 86) 2107- 9732 / 9828
Ouvidoria - 0800 086 0086
Protocolo: (+55 86) 2107-9735

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento do protocolo das 07h às 19h

Acesso rápido