Clica e Confirma destaca a Reabertura do Cadastro Eleitoral

...

...

Já está no ar mais uma edição do Clica e Confirma, o programa de rádio da Justiça Eleitoral, que destaca a Reabertura do Cadastro Eleitoral.

Participa dessa nova edição, Roberta Gresta, Secretária da Corregedoria-Geral Eleitoral – CGE, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que explica o que é, para que serve e qual a importância do cadastro de eleitores, que foi criado na década de 1980 e ainda é utilizado nos dias de hoje para garantir a organização do processo eleitoral.

A entrevistada desta edição ressalta que, como o cadastro eleitoral é fechado 150 dias antes das eleições, alguns serviços ficam restritos. Mas agora, com a reabertura, são retomados os alistamentos, as transferências e as revisões de dados, entre outros.

Roberta Gresta também anuncia a ampliação de campos do cadastro eleitoral, o que possibilitará o acréscimo de mais aspectos das identidades das/dos eleitores/eleitoras. Elas/eles poderão incluir, por exemplo, etnia indígena ou comunidade quilombola.

Segundo a secretária, essas informações serão importantes para que a Justiça Eleitoral promova atendimentos direcionados a necessidades específicas e também para eventuais pesquisas. As novidades estão em fase de implementação.

Esta edição do programa trata ainda da apresentação das prestações de contas de campanha relativas ao segundo turno das Eleições Gerais de 2022, requisito para a diplomação e posse dos eleitos.

E o quadro “A Justiça Eleitoral Mora ao Lado” traz a inspiradora história da mesária Iane de Oliveira, de Rodeio Bonito (RS).

O Programa

O Clica e Confirma é apresentado pelo jornalista Fábio Ruas. As novas edições são sempre disponibilizadas a partir das sextas-feiras, às 11h. Os episódios também podem ser ouvidos ou baixados no canal do TSE no Spotify e nas plataformas Google Podcasts e Apple Podcasts, além do Portal do TSE.

O programa é produzido pela Secretaria de Comunicação e Multimídia do TSE e também é veiculado por emissoras de rádio parceiras da Corte Eleitoral em todo o país.

Acompanhe os episódios semanais e fique por dentro.

Fonte: TSE com adaptações do Serviço de Imprensa e Comunicação Social – IMCOS/TRE-PI

Arte: TSE

BC/LC, DM-TSE

Donardo Borges-IMCOS/TRE-PI

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Piauí
Praça Desembargador Edgar Nogueira , Nº 80. Centro Cívico,
Teresina-PI - CEP 64000-920 - Brasil

Ícone Protocolo Administrativo

Recepção Fórum Eleitoral de Teresina (+55 86) 3131-3400 Telefonia: (+55 86) 2107-9700
Tel: Recepção Sede (+55 86) 2107- 9732 / 9828
Ouvidoria - 0800 086 0086
Protocolo: (+55 86) 2107-9735

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento do protocolo das 07h às 19h

Acesso rápido