Justiça Eleitoral recebe relatório do Teste Público de Segurança 2021

Integrantes da Comissão Avaliadora entregam documento com análises de especialistas que acompanharam as diversas etapas do evento

Integrantes da Comissão Avaliadora entregam documento com análises de especialistas que acompanh...

A Justiça Eleitoral recebeu na tarde desta segunda-feira (30) o relatório final da Comissão Avaliadora do Teste Público de Segurança (TPS) 2021 do Sistema Eletrônico de Votação.

Segundo o documento, que é um material conclusivo, nenhum dos achados identificados no Teste do ano passado violaram o sistema, que continua íntegro e seguro.

O relatório é assinado pelos dez membros da Comissão, composta por representantes do Ministério Público Federal (MPF), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Congresso Nacional, Polícia Federal (PF), Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e Sociedade Brasileira de Computação (SBC), além de três especialistas da área acadêmica e/ou científica.

O documento da Comissão faz parte de uma união de esforços com especialistas de diversas áreas e contribui para o desenvolvimento de melhorias que aprimorarão o sistema eletrônico de votação.

O membro da Comissão e representante acadêmico Osvaldo Catsumi parabenizou a Justiça Eleitoral pela realização da VI Edição do TPS, que, de forma continuada, possibilita que seja aprimorado o sistema eletrônico de votação. “O nosso trabalho foi complementar as ações feitas pelos investigadores. É o trabalho deles que possibilita visões externas e que ajudam a melhorar o sistema. Nós apenas buscamos avaliar e apontar um melhor entendimento do que é possível fazer para tornar o processo ainda mais seguro”, afirmou.

A apresentação do relatório ocorreu no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em encontro presencial com a presença do Presidente do TSE, Ministro Edson Fachin, e do qual também participaram o Secretário de Tecnologia da Informação do tribunal, Júlio Valente; e os membros da Comissão Avaliadora: Sandro Nunes Vieira – um dos juízes auxiliares da Presidência do TSE; Patricia Sumie Hayakawa - representante do Ministério Público Eleitoral (MPF); Robson Paniago de Miranda – representante do Congresso Nacional; Thiago de Sá Cavalcanti – da Polícia Federal (PF); André Luiz Furtado Pacheco – membro do Tribunal de Contas da União (TCU); Rafael Timóteo de Sousa Júnior – pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC); e Mamede Lima-Marques, Osvaldo Catsumi Imamura e Jamil Salem Barbar – integrantes da Comunidade Acadêmica.

Acesse o relatório final da Comissão Avaliadora.

Diálogo e Transparência

De acordo com o Secretário de TI do TSE, citado acima, o Teste Público de Segurança serve como um interlocutor com a sociedade, que tem participação plural e diversa, por meio dos investigadores, dos avaliadores e de diferentes atores além da Justiça Eleitoral. “A urna eletrônica e o processo eleitoral são uma construção coletiva. Esses representantes da sociedade ajudaram a contribuir, em seis edições de TPS, para o sistema de votação que temos atualmente e que funciona muito bem”, ressaltou.

O auditor do TCU, André Pacheco, destacou que o relatório traz ainda pontos importantes de transparência identificados no teste, e que já são aplicados nos pleitos eleitorais.

Pacheco acompanhou, presencialmente, as Eleições Suplementares e o Teste de Integridade das urnas eletrônicas na cidade de Agudos do Sul, no Estado do Paraná, em abril deste ano, e constatou que foi possível verificar a apuração feita pelos próprios eleitores. Segundo ele, por meio do Boletim de Urna, as pessoas conseguiram anunciar resultado idêntico ao divulgado pela Justiça Eleitoral.

Saiba tudo sobre o TPS 2021.

Fonte: TSE com adaptações do Serviço de Imprensa e Comunicação – IMCOS/TRE-PI

D.B.

 

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Piauí
Praça Desembargador Edgar Nogueira , Nº 80. Centro Cívico,
Teresina-PI - CEP 64000-920 - Brasil

Ícone Protocolo Administrativo

Recepção Fórum Eleitoral de Teresina (+55 86) 3131-3400 Telefonia: (+55 86) 2107-9700
Tel: Recepção Sede (+55 86) 2107- 9732 / 9828
Ouvidoria - 0800 086 0086
Protocolo: (+55 86) 2107-9735

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento do protocolo das 07h às 19h

Acesso rápido