TRE-PI mantém sentença que cassou mandato de vereadora de Altos-PI

Matéria referente a cassação do mandato da vereadora de Altos-PI

Foto vista aérea do novo edifício sede do TRE-PI
Edifício sede do TRE-PI

Em sessão realizada na manhã desta terça-feira (03), o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), a unanimidade e em harmonia com o parecer do Procurador Regional Eleitoral substituto, Alexandre Assunção e Silva manteve a sentença da Juíza da 32ª Zona Eleitoral de Altos-PI, Carmen Maria Paiva Ferraz Soares que cassou o mandato eletivo da Sra. Rosineide Pereira dos Santos Macêdo, vereadora do município de Altos-PI eleita em 2016 pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT).

Além da perda do mandato a vereadora cassada foi também declarada inelegível por 8 anos prazo a ser contado a partir das eleições municipais de 2016. O relator do processo foi o juiz, Astrogildo Mendes de Assunção Filho.

O processo contra a vereadora, foi ajuizado na Zona pelo representante do Ministério Público Eleitoral através da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) nº 378-88.2016.6.18.0032 onde a recorrente é acusada de abuso de poder econômico por ter feito distribuição de combustível no dia 1º de outubro, véspera da eleição a vários eleitores em troca de voto.

Segundo as denúncias, foram apreendidas 35 notas de fornecimento de combustível e várias listas de controle de abastecimento do posto Altos Ltda em poder do filho da candidata, Marcílio dos Santos Macêdo que dizia ser o administrador da campanha da mãe.

Os Policiais Carlos Alberto do Nascimento (Cabo da PM/PI) e Flávio Miranda dos Santos (Tenente da PM/PI), ao cumprirem diligência no referido posto, no dia 1º de outubro de 2016, às vésperas das eleições municipais, flagraram o Sr. João Marcos Furtado da Silva abastecendo sua motocicleta e efetuando o pagamento através de uma nota de fornecimento no valor de R$ 25,00 (vinte e cinco reais), assinada por Marcílio, filho da candidata Rosineide.

Diante do flagrante os policiais promoveram imediatamente a prisão da candidata e do eleitor beneficiário, além da condução à Delegacia de Polícia do frentista que o atendeu, Sr. Douglas Emanuel Monção de Albuquerque.

Quem desejar ter acesso as pautas de julgamentos basta entrar no site do TRE-PI na internet. O endereço eletrônico é www.tre-pi.jus.br/Pautas e Atas das Sessões.

 

 

Fonte: Serv. de Imp. e Com. Social TRE-PI

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Piauí
Praça Desembargador Edgar Nogueira , Nº 80. Centro Cívico,
Teresina-PI - CEP 64000-920 - Brasil

Ícone Protocolo Administrativo

Recepção Fórum Eleitoral de Teresina (+55 86) 3131-3400 Telefonia: (+55 86) 2107-9700
Tel: Recepção Sede (+55 86) 2107-9828 / 2140-9185
Ouvidoria - 0800 086 0086
Protocolo: (+55 86) 2107-9735

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos
Horário de funcionamento: Segunda à Sexta-feira
Sede e Cartórios Eleitorais:  07 às 13h
Protocolo: 07 às 19h

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE-PI coleta dados (IP, acesso a links, sistema operacional e navegador), por meio de cookies ou dos navegadores. A coleta é para cumprir obrigação legal, permitir a melhor navegação ou para fins estatísticos. Para saber mais, acesse nossa Política de Privacidade .

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.