Corregedor Regional Eleitoral abre biometria em Parnaíba, Luís Correia e Oeiras

Corregedor Regional Eleitoral abre biometria em Parnaíba, Luís Correia e Oeiras.

registro da solenidade de abertura dos trabalhos da biometria em Oeiras, dia 08 03 13

 O Corregedor Regional Eleitoral do Piauí, Des. José Ribamar Oliveira, esteve, na última sexta-feira (8), na cidade de Oeiras para abrir solenemente os trabalhos do recadastramento biométrico de eleitores da primeira capital do Piauí. Antes, no dia 1º de março, o Corregedor visitou Parnaíba e Luís Correia, também para dar início às atividades do recadastramento biométrico de eleitores naqueles municípios, bem como ainda de Ilha Grande e Cajueiro da Praia.

A solenidade lançamento do recadastramento biométrico na cidade de Oeiras foi presidida pelo Des. José Ribamar Oliveira, estando presentes o juiz titular da 5ª Zona Eleitoral, João Antônio Bitencourt Braga Neto, e o juiz do TRE-PI, Agrimar Rodrigues Araújo.

Os procedimentos do recadastramento eleitoral em curso, tais como supervisão, orientação e fiscalização do cumprimento das normas relativas à biometria são de responsabilidade da Corregedoria Regional Eleitoral.

O objetivo do uso da biometria nas eleições é conferir mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação, pois o leitor biométrico acoplado à urna eletrônica deve confirmar a identidade de cada eleitor, comparando o dado fornecido (impressões digitais) com todo o banco de dados disponível.

Nesse sistema de identificação fica praticamente inviável a tentativa de fraude na identificação do eleitor, uma vez que cada pessoa tem impressões digitais únicas.

No Piauí, já fizeram o recadastramento biométrico os eleitores de Piripiri, Piracuruca, Floriano, Picos e Francisco Santos. Entre março de 2013 e março de 2014 serão recadastrados os eleitores de Parnaíba, Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Oeiras, José de Freitas, Nazária e Teresina.

Na quarta-feira (13) será iniciada a biometria dos eleitores do município de José de Freitas, e na sexta-feira (15) será a vez dos eleitores de Teresina e de Nazária (15).

Para fazer o recadastramento biométrico o eleitor deverá comparecer ao Cartório Eleitoral ou ao Posto de Atendimento, portando o título de eleitor, um documento de identidade com foto e um comprovante de residência, das 8 às 18 horas, nos dias úteis, e das 8 às 12 horas, aos sábados.

Para maior comodidade, o eleitor poderá agendar o dia e hora de seu atendimento pela INTERNET, no endereço http://www.tre-pi.jus.br. Os eleitores idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais terão atendimento prioritário.

O eleitor que não comparecer para fazer o recadastramento terá o título eleitoral cancelado.

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Piauí
Praça Desembargador Edgar Nogueira , Nº 80. Centro Cívico,
Teresina-PI - CEP 64000-920 - Brasil

Ícone Protocolo Administrativo

Recepção Fórum Eleitoral de Teresina (+55 86) 3131-3400 Telefonia: (+55 86) 2107-9700
Tel: Recepção Sede (+55 86) 2107- 9732 / 9828
Ouvidoria - 0800 086 0086
Protocolo: (+55 86) 2107-9735

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento do protocolo das 07h às 19h

Acesso rápido