Corregedor Regional Eleitoral abre biometria em Parnaíba, Luís Correia e Oeiras
Corregedor Regional Eleitoral abre biometria em Parnaíba, Luís Correia e Oeiras.

O Corregedor Regional Eleitoral do Piauí, Des. José Ribamar Oliveira, esteve, na última sexta-feira (8), na cidade de Oeiras para abrir solenemente os trabalhos do recadastramento biométrico de eleitores da primeira capital do Piauí. Antes, no dia 1º de março, o Corregedor visitou Parnaíba e Luís Correia, também para dar início às atividades do recadastramento biométrico de eleitores naqueles municípios, bem como ainda de Ilha Grande e Cajueiro da Praia.
A solenidade lançamento do recadastramento biométrico na cidade de Oeiras foi presidida pelo Des. José Ribamar Oliveira, estando presentes o juiz titular da 5ª Zona Eleitoral, João Antônio Bitencourt Braga Neto, e o juiz do TRE-PI, Agrimar Rodrigues Araújo.
Os procedimentos do recadastramento eleitoral em curso, tais como supervisão, orientação e fiscalização do cumprimento das normas relativas à biometria são de responsabilidade da Corregedoria Regional Eleitoral.
O objetivo do uso da biometria nas eleições é conferir mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação, pois o leitor biométrico acoplado à urna eletrônica deve confirmar a identidade de cada eleitor, comparando o dado fornecido (impressões digitais) com todo o banco de dados disponível.
Nesse sistema de identificação fica praticamente inviável a tentativa de fraude na identificação do eleitor, uma vez que cada pessoa tem impressões digitais únicas.
No Piauí, já fizeram o recadastramento biométrico os eleitores de Piripiri, Piracuruca, Floriano, Picos e Francisco Santos. Entre março de 2013 e março de 2014 serão recadastrados os eleitores de Parnaíba, Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Oeiras, José de Freitas, Nazária e Teresina.
Na quarta-feira (13) será iniciada a biometria dos eleitores do município de José de Freitas, e na sexta-feira (15) será a vez dos eleitores de Teresina e de Nazária (15).
Para fazer o recadastramento biométrico o eleitor deverá comparecer ao Cartório Eleitoral ou ao Posto de Atendimento, portando o título de eleitor, um documento de identidade com foto e um comprovante de residência, das 8 às 18 horas, nos dias úteis, e das 8 às 12 horas, aos sábados.
Para maior comodidade, o eleitor poderá agendar o dia e hora de seu atendimento pela INTERNET, no endereço http://www.tre-pi.jus.br. Os eleitores idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais terão atendimento prioritário.
O eleitor que não comparecer para fazer o recadastramento terá o título eleitoral cancelado.