TRE/PI realiza avaliação das Eleições 2012

TRE/PI realiza avaliação das Eleições 2012

logomarca do projeto avalição das eleições 2012TRE/PI realiza avaliação das Eleições 2012

 Através de sua Assessoria de Planejamento e Gestão Estratégica, o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) realiza, neste mês de outubro, a avaliação das principais etapas do processo eleitoral. A avaliação integra o Programa Eleições 2012 e objetiva identificar pontos de melhoria para o planejamento de eleições futuras.

Os módulos temáticos selecionados para avaliação contém questões sobre sistemas eleitorais; fechamento do cadastro; registro de candidatura; funcionamento das seções eleitorais; mesário voluntário; logística das Eleições; transporte de urnas; identificação biométrica do eleitor; acessibilidade, dentre outros temas.

No dia 07 de outubro - 1º turno das eleições - foram realizadas pesquisas de satisfação junto aos eleitores e aos mesários em diversos locais de votação do Estado.

A segunda fase deste trabalho contempla aplicação de questionários, por meio de formulários on-line, aos chefes de cartório, gestores e servidores de apoio.

As informações resultantes das pesquisas serão consolidadas e apresentadas na Reunião Integrada de Avaliação das Eleições, que ocorrerá no mês de novembro, com posterior elaboração de Relatório para encaminhamento ao Tribunal Superior Eleitoral.

A participação de todos os servidores envolvidos no processo de planejamento, preparação e realização das eleições torna-se imprescindível para a identificação de lições aprendidas e ações de melhoria visando à gestão integrada do planejamento das eleições.

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí alcança, portanto, mais um objetivo estratégico - aperfeiçoar o planejamento das eleições - em um contínuo processo de monitoramento e controle dos trabalhos realizados a cada eleição.

Acesso rápido