Palavras do Des. José Ribamar Oliveira, pelo dia do Servidor Público

Palavras do Des. José Ribamar Oliveira, pelo dia do servidor público

tre-pi-des-oliveiraPalavras do Des. José Ribamar Oliveira, pelo dia do Servidor Público

 Prezados Servidores.

O dia 28 de outubro é dedicado ao servidor público. Ao estabelecer esta data, no art. 236 da Lei nº 8.112/90, o legislador rende justa homenagem aos milhares de agentes públicos que se dedicam a fazer funcionar os serviços do Estado.

A força motriz da máquina estatal está precisamente no labor dos servidores públicos, em todos os Poderes, em todas as esferas.

No caso dos servidores da Justiça Eleitoral, e, em especial, do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, inclusos sua Secretaria e os 98 Cartórios Eleitorais, desse labor ressai a comprovação de que são agentes públicos qualificados, comprometidos com os seus deveres profissionais e sensíveis à causa do serviço público, que buscam prestar com crescente eficiência, atestada pela boa reputação de que desfrutam junto à opinião pública.

Com efeito, constatamos em nossos próprios gabinetes a dedicação e o denodo com que desempenham suas atividades, com reflexos positivos e reconhecidos na produtividade jurisdicional, e não apenas em razão dos números, mas, e sobretudo, da qualidade dos julgados.

Também nos demais setores e unidades da Secretaria deste Tribunal e nos Cartórios Eleitorais em todo o Estado, os servidores têm prestado e continuam realizando serviços com qualidade, sendo tradicionalmente bem avaliados por toda a sociedade, a despeito das dificuldades que muitos ainda encontram, sobretudo quanto à distância dos centros mais desenvolvidos, à separação familiar, as estruturas ainda insatisfatórias em alguns prédios onde funcionam Cartórios Eleitorais, à política salarial recessiva do Governo Federal

Este ano, como já era de se esperar, as eleições transcorreram em clima de absoluta tranquilidade. Evidentemente muito trabalho foi feito, despendendo longas horas sem pausas de intensa e extenuante atividade, sobretudo nos Cartórios Eleitorais, labor esse feito não raras vezes no anonimado e nos bastidores. Mas os sensos de responsabilidade e de cumprimento do dever, não apenas funcional, mas cívico, foram o combustível desse intenso serviço e da superação das dificuldades, culminando com o coroamento, de pleno êxito, do processo democrático.

Muito ainda há por ser feito. A Justiça Eleitoral, diversamente do que apregoam os ignorantes e desavisados, não é sazonal, não descansa e está sempre em intensa atividade na defesa do regime democrático, seja quando realiza eleições oficiais e consultas populares, seja quando exerce a jurisdição, atende os cidadãos em busca de seus direitos, propaga o exercício da democracia mediante eleições parametrizadas não oficiais.

Nada disso seria minimamente realizável sem a dedicação imperturbável de valorosos e dedicados servidores públicos, aos quais esta Presidência, em nome do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, presta e rende justas e reconhecidas homenagens.

Parabéns, dignos servidores!

Teresina-PI, 29 de outubro de 2012

JOSÉ RIBAMAR OLIVEIRA

Presidente do TRE-PI, em exercício

Acesso rápido