TRE-PI disponibiliza 79 urnas eletrônicas para as eleições de reitor e vice-reitor da UFPI
O TRE-PI cede 79 urnas eletronicas para as eleições de reitor e vice da Universidade Federal do Piauí
O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) disponibilizou 79 urnas eletrônicas para as eleições de reitor e vive-reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que ocorrerão amanhã (23). Serão utilizadas 60 urnas eletrônicas em Teresina, 7 em Parnaíba, 5 em Picos, 4 em Bom Jesus e 3 em Floriano.
Considerando o número de urnas utilizadas, as eleições para reitor e vice-reitor da UFPI corresponde a uma eleição em município piauiense de médio porte, como Piracuruca ou São Raimundo Nonato.
A utilização de urnas eletrônicas em eleições parametrizadas, ou seja não-oficiais para a Justiça Eleitoral, está normatizada na ResoluçãoNº 22.685/2007 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na realidade, nesse tipo de eleições, é disponibilizado, além da urna eletrônica, o Sistema Eletrônico de Votação, bem como apoio técnico e treinamento fornecidos pelo TRE-PI.
As entidades interessadas deverão solicitar a cessão das urnas, do sistema de votação específico e do suporte técnico ao juízo eleitoral da circunscrição a que pertençam, com a antecedência mínima de sessenta dias da data prevista para a eleição.
Em 2011, o TRE-PI cedeu urnas eletrônicas e apoio técnico a 14 instituições para que estas realizassem suas eleições. Em 2012, até o momento, o TRE-PI já cedeu urnas e prestou suporte em quatro eleições parametrizadas. Os pedidos para uso de urnas eletrônicas em eleições não oficiais são feitos geralmente por associações de moradores, sindicatos, conselho tutelar, associações profissionais e de classe, e até de Igreja evangélica.