TRE-PI recebe visita virtual institucional do STF

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), Desembargador José James Gomes Pereira, acompanhado dos demais membros da Corte Eleitoral piauiense, recebeu na manhã desta quarta-feira (15), a visita institucional virtual do presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, ministro José Antonio Dias Toffoli.

A visita teve como objetivo alinhar as diretrizes institucionais dos órgãos do Poder Judiciário brasileiro no enfrentado de desafios como a pandemia de coronavírus, o isolamento social, as eleições municipais, as notícias falsas, além tratar sobre temas como a democracia e liberdade de expressão, entre outros, que permeiam  as atividades do judiciário.

Em sua fala, José James destacou que o Piauí já alcançou 100% de biometria em todo o Estado, com um eleitorado de pouco mais de 2 milhões de cidadãos cadastrados, e que está preparado para a realização das eleições municipais com segurança. O Desembargador também informou que o TRE-PI, de modo colaborativo com os demais Regionais, enviou a São Paulo mais de mil urnas eletrônicas para uso por àquele tribunal, pois o Piauí já contava com um quantitativo suficiente, incluindo uma reserva de contingência, para utilização no pleito de 2020.

Passada a palavra ao vice-presidente do TRE-PI, Desembargador Erivan José da Silva Lopes, o magistrado destacou a importância da ferramenta do Processo Judicial Eletrônico – PJe para manutenção da prestação jurisdicional em meio ao momento atual de isolamento social. o Desembargador Erivan citou também o inquérito das "fake news" como importante para marcar a presença do Judiciário na preservação do Estado Democrático de Direito e defesa das suas instituições.

Ao final do encontro o Ministro do STF agradeceu a participação de todos, informou que todas as questões levantadas serão levadas em consideração e análise por parte da equipe técnica do Supremo e que essas conversações terão continuidade, desejou sucesso ao TRE-PI na condução dos trabalhos.

Fonte: Serviço de Imprensa e Comunicação Social do TRE-PI

Últimas notícias postadas

Recentes