Comissão de Acessibilidade do TRE-PI discute ações para melhoria de acesso aos eleitores com deficiência

Comissão de Acessibilidade do TRE-PI discute ações para melhoraria de acesso de eleitores com de...

A Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), esteve reunida na manhã desta segunda-feira (1), para tratar da implantação de medidas de acessibilidade nas unidades da Justiça Eleitoral do Piauí.

Na oportunidade ficou decidido a criação de um Comitê permanente sobre acessibilidade com a participação de dois servidores que devem ser lotados no setor.

A medida visa atender aos normativos do TRE-PI sobre normas de acessibilidade, atendendo também a medida do Conselho Nacional de Justiça, contando como requisito avaliado para a concessão do Selo Justiça em Números.

Durante a reunião foi solicitado o levantamento de informações aos setores que integram a Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão a serem apresentados em 12 de agosto, ocasião em que serão traçadas as medidas a serem implementadas.

A Comissão instituída em outubro de 2016 e presidida pelo juiz auxiliar da presidência do TRE-PI, Ítalo Márcio Gurgel de Castro tem como missão elaborar projetos ou planos de ação que garanta plena acessibilidade aos locais e ao processo de votação; a construção, ampliação e reforma de edifícios pertencentes a Justiça Eleitoral; treinamento de mesários para facilitar o exercício do voto por eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida, campanhas de conscientização destes eleitores, adaptação nos sítios eletrônicos e sistemas de acompanhamento processual para o acesso de  pessoas com deficiência visual, entre outras medidas.

O objetivo da Justiça Eleitoral com as ações a serem implementadas através da Comissão é minimizar os transtornos ou dificuldades enfrentadas pelos eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida, não somente para o exercício do voto, mas sobretudo para o acesso aos locais de votação.

 

Texto de Cristiane Araújo - Estagiária

Sob Supervisão de Ana Cândida de Sousa Martins Andrade - DRT 1332/PI
Fonte: Serviço de Imprensa e Comunicação Social do TRE-PI
Siga nossas redes sociais @trepiaui

 

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Piauí
Praça Desembargador Edgar Nogueira , Nº 80. Centro Cívico,
Teresina-PI - CEP 64000-920 - Brasil

Ícone Protocolo Administrativo

Recepção Fórum Eleitoral de Teresina (+55 86) 3131-3400 Telefonia: (+55 86) 2107-9700
Tel: Recepção Sede (+55 86) 2107- 9732 / 9828
Ouvidoria - 0800 086 0086
Protocolo: (+55 86) 2107-9735

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento do protocolo das 07h às 19h

Acesso rápido