TRE-PI julga 1.498 processos em 2016

TRE-PI julga 1.498 processos em 2016_16.12

tre_pi_des_joaquim_16.12

Com quatro processos em pauta, o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) encerrou, nessa sexta-feira(16), suas atividades referentes ao ano judiciário eleitoral 2016. No encerramento, o presidente do TRE-PI Desembargador Joaquim Dias de Santana Filho, proferiu palavras de agradecimento aos membros da corte e a todos os presentes, desejando votos de prosperidade e boas festas.

Durante o ano de 2016, foram distribuídos 1.593 processos no TRE-PI e, desse total, 1.498 foram julgados, o que corresponde a 94%. Em relação aos recursos em registro de candidatura nas eleições 2016, todos os 429 processos foram julgados.

Com sensação de dever cumprido, o Desembargador Joaquim Santana avaliou o primeiro ano da sua gestão e destacou a experiência com o Direito Eleitoral. “Foi bom voltar ao convívio com a eficiência administrativa deste Tribunal. Não é à toa que já foi premiado pela terceira vez consecutiva pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Empenhei-me em administrar bem as sessões de julgamento, com zelo, dedicação e atenção às metas do CNJ em relação à produtividade”.

Como pontos altos da administração, o Desembargador enfatizou também a biometria e o início da construção do novo fórum eleitoral de Teresina, pontuando-os como metas para 2017. “O objetivo é concluir a construção da nova sede, o projeto da implantação da biometria e do processo eletrônico que será feito pelo CNJ a partir de junho de 2017.”

O presidente do TRE-PI concluiu a sua avaliação falando sobre a conscientização do voto. “Pretendo continuar acompanhando o serviço de promoção da cidadania, conscientizando o eleitor sobre a importância do voto. Isso, inclusive, gerou um reconhecimento pela Universidade Estadual do Piauí em relação aos serviços em prol dos direitos humanos.”