Júnia Feitosa é a nova Juíza Auxiliar da Presidência TRE-PI
Em solenidade realizada no final da manhã desta terça-feira (9/9) na presença do desembargador presidente Sebastião Ribeiro, a magistrada assinou termo de posse, discursou e recebeu cumprimentos

Em solenidade bastante prestigiada, realizada no final da manhã desta terça-feira (9/9), no Gabinete da Presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), a juíza Júnia Maria Feitosa Bezerra Fialho, foi empossada no cargo de juíza auxiliar da Presidência do TRE-PI.

O evento foi aberto pelo presidente do TRE-PI, desembargador Sebastião Ribeiro Martins que destacou a relevância das atividades exercidas pelo Juízo Auxiliar da Presidência desta instituição, regulados pela Resolução nº 23.585/2018 do Tribunal Superior Eleitoral e pela Resolução TRE-PI nº 278/2014.

"Quero destacar a figura da Dra. Júnia, magistrada eleitoral experiente, que já demonstrou sua capacidade de liderança e gestão ao presidir as eleições municipais da Capital em 2024, um dos maiores desafios eleitorais do Estado. Atualmente, ela também exerce com eficiência e compromisso o cargo de Ouvidora Eleitoral, o que evidencia sua habilidade de conciliar o rigor jurídico com a escuta atenta da sociedade. Reconheço, portanto, a importância da sua trajetória e a certeza de que sua contribuição como juíza auxiliar da Presidência reforça o compromisso do tribunal com a transparência, a celeridade e a legitimidade da Justiça Eleitoral", afirmou o presidente.

Após a sua saudação inicial, o desembargador presidente convidou a diretora-geral e coordenadora do Comitê Gestor de Políticas de Gênero do TRE-PI, Silvani Maia Resende Santana, a proceder a leitura do Termo de Posse, que foi posteriormente assinado pela magistrada e pelo presidente deste tribunal. Depois das chancelas, Júnia Feitosa foi declarada empossada no cargo e o desembargador desejou-lhe boas vindas e votos de que "sua atuação seja marcada pela realização pessoal e profissional, contribuindo de forma feliz e profícua com a gestão atual, tanto no alcance das metas e indicadores do Conselho Nacional de Justiça, quanto nas demais iniciativas votadas à gestão e à governança deste tribunal".


A palavra foi facultada às autoridades presentes que desejassem homenagear a empossada e foi usada pela juíza integrante substituta da Corte Eleitoral e presidente da Associação dos Magistrados do Piauí - AMAPI, Keylla Ranyere Lopes Teixeira Procópio; pela juíza de Direito e diretora-geral do Tribunal de Justiça do Piauí, Maria Célia Lima Lúcio - ocupante anterior do cargo ora assumido pela magistrada Júnia Feitosa; pelo juiz Carlos Hamilton Bezerra Lima - presidente da Associação Nacional dos Magistrados Estaduais; e pelo jurista membro titular da Corte Eleitoral, Daniel Eufrásio de Sousa Alves.


Depois de ouvir as homenagens, a magistrada empossada se manifestou enaltecendo o Pacto Nacional do Judiciário pela linguagem simples, clara e dispensando as formalidades.

"Peço licença para, na pessoa do presidente deste tribunal, saudar toas as autoridades aqui presentes. Da mesma forma cumprimento todas as demais pessoas presentes, naquela que representa para mim, o amor, a alegria, a pureza, a leveza, aquela que com um sorriso, um abraço e um beijo, me faz esquecer o estresse diário, minha amada neta, Maria Júlia.(...) Quero aqui expressar minha gratidão ao Exmo. Sr. Presidente pela confiança depositada ao me escolher para assumir a honrosa missão de juíza auxiliar da Presidência.(...) Renovo minha disposição para empenhar, com dignidade e dedicação, todos os esforços necessários a fim de corresponder à confiança ora depositada", concluiu.

Terminada a fala da empossada, o desembargador presidente do TRE-PI declarou encerrada a solenidade.
Presentes à posse, além das autoridades já citadas, os integrantes da Corte Eleitoral do TRE-PI: Maria Luíza de Moura Mello e Freitas; Daniel Eufrásio de Sousa Alves; e Valdênia Moura Marques de Sá.

Compareceram também a juíza da 63ª Zona Eleitoral, Elvira Maria Osório Pitombeira Meneses Carvalho; os juízes de Direito, Ítalo Márcio Gurgel de Castro - auxiliar da Corregedoria do Foro Extrajudicial do Piauí; e Carlos Hamilton Bezerra Lima - presidente da Associação Nacional dos Magistrados Estaduais - ANAMAGES; o promotor da 98ª Zona Eleitoral, João Batista de Castro Filho; e o desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Piauí e ex-presidente do TRE-PI, Raimundo Nonato da Costa Alencar.
Na audiência estiveram ainda os secretários do TRE-PI: Walter Schel Alves da Costa Raposo - Judiciário; Anderson Cavalcanti de Lima - TI; José Alves Siqueira Filho - Administração, Orçamento e Finanças e Tadeu Almeida Martins - Gestão de Pessoas; a servidora chefe do Cartório da 1ª Zona Eleitoral, Ana Regya Lélis Leal e o servidor daquela mesma Zona Eleitoral, Arnaldo Alves Teodósio; a servidora da Ouvidoria do TRE-PI, Mara Jordane Silva Pinto; além de servidores da 4ª Vara do Fórum Civil e Criminal de Teresina e familiares da empossada.
Fonte: Presidência e Diretoria Geral do TRE-PI
Fotos: Keity Coimbra - IMCOS/TRE-PI
Donardo Borges - IMCOS/TRE-PI

