Corregedoria Eleitoral inspeciona cartórios eleitorais de Piracuruca e Cocal
Procedimentos foram iniciados nesta sexta-feira (3/10) e prosseguem até o dia 13 de outubro

A Corregedoria Regional Eleitoral - CRE, do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) iniciou na manhã desta sexta-feira (3/10) os trabalhos de inspeção eleitoral ordinária anual nos cartórios eleitorais da 21ª Zona Eleitoral, sediada em Piracuruca e da 53ª Zona Eleitoral, em Cocal.
A audiência de abertura foi realizada por videoconferência reunindo a juíza auxiliar da Corregedoria, Melissa de Vasconcelos Lima Pessoa, os juízes eleitorais da 21ª Zona, Stefan Oliveira Ladislau e da 53ª Zona, Anderson Brito da Mata; os chefes de ambos os cartórios eleitorais, Almir Medeiros de Melo Neto – 21ª ZE Piracuruca, e Iago Vitor da Silva Santos - 47ª ZE – Cocal.
Também presentes os servidores da CRE/TRE-PI, Márcio Portela Veloso Boavista e Marcelo Régis de Vasconcelos - secretário das inspeções de ciclo, conforme designação contida no Edital nº 10/2025, da CRE/TRE-PI, publicado no Diário de Justiça Eletrônico – DJE da Justiça Eleitoral nº 176, de 23.9.2025, páginas 162/163.
O evento contou com o recurso de acessibilidade de intérprete de LIBRAS, seguindo diretriz do TRE/PI e em atendimento às exigências estabelecidas na Resolução nº 401/2021, do Conselho Nacional de Justiça - CNJ.
Os trabalhos de inspeção prosseguem ao longo das duas próximas semanas com uma equipe de servidores da CRE/TRE-PI atuando de forma presencial, durante o horário normal de funcionamento dos cartórios (7h às 13h). O encerramento das atividades está marcada para o dia 13/10/2025, às 8h30min, por videoconferência.
Durante o procedimento de inspeção são avaliados 88 quesitos conforme relatório do Sistema SInCo abrangendo procedimentos como Alistamentos, 2ª Via, Revisão, Transferências, emissão de certidões, instrução processual, dentre outros.
A equipe envolvida também estará à disposição da população local e dos servidores ali lotados para recebimento de sugestões, reclamações, elogios e/ou críticas quanto aos serviços ali prestados, e ainda para dirimir dúvidas e prestar apoio aos processos em trâmite naqueles juízos.
O objetivo da inspeção de ciclo, além de fiscalizar, é realizar um diagnóstico dos cartórios eleitorais inspecionados, orientar e padronizar procedimentos, compartilhar boas práticas e, eventualmente, corrigir inconformidades apontando a solução a ser seguida, sempre visando a excelência na qualidade dos serviços prestados a população local.
Os procedimentos obedecem ao Provimento nº 2/2023, da Corregedoria Geral Eleitoral - CGE/TSE e os Provimentos nº 3/2023 e nº 2/2024 ambos da CRE/TRE-PI .
Fonte: Corregedoria Regional Eleitoral - CRE/TRE-PI
Foto: CRE/TRE-PI, print tela audiência abertura
Donardo Borges - IMCOS/TRE-PI

