XXIV CODEJE discute cidadania digital e letramento eleitoral
O encontro, sediado no TRE-PR, contou com a participação de ministros do TSE e de dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais de todo o País

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) participou das discussões e deliberações do XXIV Encontro Nacional do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais – CODEJE, dos tribunais regionais eleitorais do País, realizado no prédio sede do TRE de Curitiba – Paraná e no Fórum, nesta última quinta (13/11) e sexta-feira (14/11).

O juiz federal, Gustavo André Oliveira dos Santos, integrante da Corte Eleitoral e diretor da EJE/TRE-PI e a servidora daquela unidade, Christianne Maria dos Reis Bastos Ribeiro, representaram a Justiça Eleitoral piauiense no evento, que teve como tema: “Cidadania Digital e Letramento Eleitoral – pilares para um futuro democrático”.
A solenidade de abertura contou com palestra do ministro do Supremo Tribunal Federal – STF e diretor da EJE/TSE, Cristiano Zanin (por videoconferência), com transmissão pelo canal do TRE-PR no YouTube.

Também na programação foi apresentado o resultado da avaliação diagnóstica no contexto das EJE’s, sugestões sobre ações a serem adotadas e propostas para a elaboração da Carta do encontro, os painéis: “A Escola Judiciária como espaço de formação do eleitor – caminhos e obstáculos para as Eleições 2026”; “Metodologias Ativas no Ensino de Cidadania – Projetos Integradores”; “Mídia, redes sociais e opinião pública – impactos na cultura eleitoral”.

O evento contou ainda com a aula -magna abordando o tema principal do evento: Letramento eleitoral e democracia digital – desafios para o século XXI, ministrada pelo professor e desembargador substituto do TRE-São Paulo, Diogo Rais ; e com a votação para preenchimento dos cargos vagos na diretoria do CODEJE.
Carta de Curitiba – XXIV CODEJE
Conheça as deliberações propostas na Carta de Curitiba – XXIV CODEJE
Fonte e fotos: TRE- Paraná e Escola Judiciária Eleitoral - EJE/TRE-PI
Donardo Borges – IMCOS/TRE-PI

