Eleições 2026: Teste Público de Segurança dos Sistemas tem planos aprovados
Lista definitiva das propostas de teste sairá nesta sexta (14/11)

Das 109 propostas de planos de teste apresentadas à Justiça Eleitoral para serem executadas na Edição de 2025 do Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais, 37 foram aprovadas ou aprovadas com ressalvas pela Comissão Reguladora.
Nesta sexta-feira (14/11) serão publicados o resultado dos recursos e a lista final das inscrições selecionadas e dos planos aprovados.
Os 37 planos de teste aprovados na última sexta-feira (7/11) foram apresentados por oito inscrições em grupo e nove individuais. Desse total, 27 foram aprovados e dez foram aprovados com ressalvas.
Confira a listagem de planos de teste aprovados
A oitava edição do evento ocorrerá de 1º a 5 de dezembro, na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília - DF, com os sistemas a serem utilizados nas Eleições Gerais de 2026.
O Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais ocorre todos os anos que antecedem as eleições e conta com a participação de analistas externos como forma de reforçar o compromisso da Justiça Eleitoral com a segurança, a transparência e a confiabilidade do processo eletrônico de votação e com a apuração eletrônica dos resultados do pleito.
A iniciativa reforça a maturidade do modelo eletrônico de votação adotado no Brasil e assegura que qualquer pessoa interessada, desde que atenda aos requisitos do Edital, possa contribuir com propostas para a melhoria dos sistemas eleitorais, e cumpre o previsto na Resolução TSE nº 23.444/2015.
Participação
A participação no Teste é limitada a até 15 inscrições, individuais ou em grupo. Os grupos poderão ter até três participantes cada um. Assim, a participação presencial nas atividades do evento será limitada a 45 investigadores, de forma simultânea, para garantir o bom andamento dos trabalhos.
Se o número de inscrições selecionadas extrapolar o estabelecido, será realizado sorteio público, em data e horário a serem divulgados no site do Teste Público da Urna 2025. O sorteio será transmitido ao vivo pelo canal da Justiça Eleitoral no YouTube.
O evento
Nos dias do Teste da Urna, as/os participantes que tiverem os planos de testes aprovados pela Comissão Reguladora comparecerão ao TSE para executá-los. Este foi o ano com o maior número de inscritos desde que o evento passou a ser realizado em 2009.
Durante o Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais, investigadoras e investigadores de fora da Justiça Eleitoral analisam aspectos como o sigilo do voto, a integridade dos dados e a garantia de que o resultado da eleição seja fiel à vontade do eleitorado.
Fonte: TSE com edição do Serviço de Imprensa e Comunicação Social - IMCOS/TRE-PI
Foto: Arquivo IMCOS/TRE-PI
GR/EM, LC/DB – TSE
Donardo Borges – IMCOS/TRE-PI

