TRE-PI destaca investimentos em capacitação no segundo dia do 87º COPTREL
Capacitação, inteligência artificial e cotas de gênero estão entre os temas do encontro

Os trabalhos do segundo dia do 87º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil (Coptrel) prosseguem nesta sexta-feira (21), em São Paulo-SP, reunindo as principais lideranças da Justiça Eleitoral para debater temas essenciais ao aprimoramento do sistema eleitoral brasileiro.
Entre os destaques do dia, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), desembargador Sebastião Ribeiro Martins, e a diretora-geral do TRE-PI e coordenadora do Comitê Gestor de Políticas de Gênero da instituição, Silvani Maia Resende Santana, apresentam uma palestra sobre a ampliação dos recursos orçamentários voltados para treinamentos e capacitações da Justiça Eleitoral.
A proposta busca reforçar a qualificação técnica dos servidores e magistrados, garantindo maior eficiência e transparência nos processos eleitorais. Após a exposição, o tema será debatido e submetido à votação pelos presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) presentes no encontro.
Além deste eixo temático, o COPTREL segue com uma agenda ampla e estratégica, abordando questões fundamentais para o futuro da democracia brasileira. Entre os tópicos em pauta estão o cenário político para as eleições de 2026, as proteções às cotas de gênero, o combate ao assédio e à discriminação, o papel da inteligência artificial na gestão eleitoral e a homologação do concurso unificado para o provimento de cargos na Justiça Eleitoral.
Júnior Andrade e Donardo Borges - IMCOS/TRE-PI