TRE-PI cassa diploma de vereadora de Marcos Parente-PI

...

Foto do juiz membro da corte do TRE-PI
Juiz Edson Alves - Relator do processo

Em sessão judiciária ordinária por videoconferência, realizada na tarde desta terça-feira (13/05), o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), a unanimidade e de acordo com o parecer do procurador regional eleitoral, Alexandre Assunção e Silva, cassou o diploma de Ulga Freitas da Cunha, vereadora do município de Marcos Parente-PI, eleita em 2024, pelo Partido Socialista Brasileiro (PSD).

A sessão online foi transmitida ao vivo pelo canal do TRE-PI no YouTube e contou com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS e foi dirigida pelo presidente do TRE-PI, desembargador Sebastião Ribeiro Martins e os relatores do Recurso foram o juiz Edson Alves da Silva (foto acima) e a juíza Maria Luíza de Moura Mello e Freitas (foto abaixo) como revisora.

TRE-PI - Doutora Maria Luiza - Composição do Tribunal

O processo contra a vereadora foi ajuizado no Cartório da 46ª Zona Eleitoral em Guadalupe-PI através de um Recurso Contra Expedição de Diploma (RCED), proposto pela Coligação Federação Brasil da Esperança – Fé Brasil (PT/PcdoB/PV) e pela promotora eleitoral da referida Zona, Francisca Silvia da Silva Reis. Na Ação, os representantes da Coligação e a Promotora acusam a vereadora de improbidade administrativa.

..

Foto acima: Ulga Freitas da Cunha

Alegam os representantes da Coligação e a promotora de Justiça da 46ª Zona Eleitoral que a vereadora está com os direitos políticos suspensos por 5 anos em face de condenação em uma Ação de Improbidade Administrativa no Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) com trânsito em julgado em 26/07/2021. Afirmam ainda que a vereadora está inelegível até 26/07/2026 conforme sentença do TJ-PI tornando inviável a diplomação da vereadora.

Em seu voto, o relator esclareceu que, considerando que a suspensão dos direitos políticos imposta em sentença foi pelo prazo de 05 anos, bem como que o trânsito em julgado ocorreu em 26/07/2021, a penalidade somente será extinta em 26/07/2026, impondo-se a desconstituição do diploma concedido à vereadora, Ulga Freitas da Cunha.

Quem desejar ter acesso as pautas de julgamentos basta entrar no site do TRE-PI na internet. O endereço eletrônico é www.tre-pi.jus.br/Pautas e Atas das Sessões. Os julgamentos também podem ser acompanhados, ao vivo, pelo canal oficial do Tribunal no You Tube onde também permanecem disponíveis para acesso posterior.

Fonte: Serv. de Imp. e Com. Social TRE-PI - IMCOS/TRE-PI

Texto e publicação da notícia: Xavier Filho - IMCOS/TRE-PI

Edição: Donardo Borges - IMCOS/TRE-PI

Fotos: crédito TRE-PI

Siga nossas redes sociais: @trepiaui

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Piauí
Praça Desembargador Edgar Nogueira , Nº 80. Centro Cívico,
Teresina-PI - CEP 64000-920 - Brasil

Ícone Protocolo Administrativo

Recepção Fórum Eleitoral de Teresina (+55 86) 3131-3400 Telefonia: (+55 86) 2107-9700
Tel: Recepção Sede (+55 86) 2107-9828 / 2140-9185
Ouvidoria - 0800 086 0086
Protocolo: (+55 86) 2107-9735

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos
Horário de funcionamento: Segunda à Sexta-feira
Sede e Cartórios Eleitorais:  07 às 13h
Protocolo: 07 às 19h

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE-PI coleta dados (IP, acesso a links, sistema operacional e navegador), por meio de cookies ou dos navegadores. A coleta é para cumprir obrigação legal, permitir a melhor navegação ou para fins estatísticos. Para saber mais, acesse nossa Política de Privacidade .

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.