Cartório da 63ª Zona Eleitoral prestará atendimento descentralizado em Teresina
CETI Santa Inês localizado no bairro Itararé será o local onde serviços da Justiça Eleitoral serão prestados neste sábado, dia 26, a partir das 7h

As eleitoras e os eleitores da Zona Sudeste e Grande Dirceu, abrangidos pela 63ª Zona Eleitoral de Teresina terão a oportunidade de contar com a prestação de serviços da Justiça Eleitoral neste sábado (26/7), no CETI Santa Inês, situado na Avenida Principal do Conjunto Dirceu Arcoverde I, s/n.

O local contará com a utilização de dois kit's biométricos e mais um de reserva para a coleta de fotos e das digitais de cidadãs e cidadãos inscritos naquela referida Zona Eleitoral e que eventualmente estejam sem a biometria cadastrada e ainda o alistamento de novas pessoas eleitoras, bem como a emissão de segunda via do documento, atualização de dados cadastrais como alteração do nome de solteira(o) para casada(o), nome social, mudança de endereço, troca de local de votação; transferência de título, impressão de certidão de profissão constante no cadastro ou certidão de quitação eleitoral, esclarecimento de dúvidas, entre outros.
As pessoas interessadas deverão comparecer ao local com um documento oficial com foto, comprovante de endereço e título de eleitor (se tiver). Todo o serviço é gratuito.
Projeto Biometria
Este atendimento faz parte de um conjunto de ações do Projeto Biometria, desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), que tem como meta ter 100% do eleitorado cadastrado com dados biométricos.
O projeto envolve os cinco cartórios eleitorais da Capital e os 69 cartórios eleitorais do Interior, totalizando 74 unidades da Justiça Eleitoral, abrangendo os 224 municípios do Piauí. Conheça mais detalhes na página da biometria na Justiça Eleitoral pelo link abaixo:
https://www.justicaeleitoral.jus.br/biometria/
Ao acessar, clique em Cadastramento > PI (Para obter dados do Piauí).
Para confirmar se você está abrangido por este projeto, consulte sua situação eleitoral no site do TRE-PI: www.tre-pi.jus.br > Clique em Situação eleitoral (à direita da tela) > Informe o número do título eleitoral ou CPF ou nome, e siga as instruções; ou use o link abaixo:
https://www.tse.jus.br/servicos-eleitorais/autoatendimento-eleitoral#/
Se na consulta você constatar que está com biometria ausente ou não coletada, procure seu cartório eleitoral para cadastrar sua biometria.
Quem baixou o e-Título em seu celular, e faz parte desse contingente de pessoas sem foto e digitais, vai ver no aplicativo a informação de "biometria não coletada". Neste caso, a Justiça Eleitoral solicita o seu comparecimento ao cartório eleitoral para tirar sua foto e cadastrar suas digitais.
A Ouvidoria e a Ouvidoria da Mulher do TRE-PI também estão disponíveis para atender e orientar eleitoras e eleitores sobre o tema. Utilize um dos canais da Ouvidoria: (86) 2107-9677 (Whatsapp); 0800 086 0086, (86) 2107-9678 (Segunda a sexta, 7h-13h); ouvidoria@tre-pi.jus.br; formulário eletrônico: https://sei.tre-pi.jus.br/ouvidoria/ ; atendimento presencial de segunda a sexta (7h às 13h): Sala da Ouvidoria, andar térreo, Edifício João Crisóstomo da Rocha Sobral (sede do TRE-PI), Praça Desembargador Edgar Nogueira, s/n, Cabral, Teresina – PI. Ouvidoria da Mulher: (86) 2107-9652 (Segunda a Sexta, 7h às 13h); ouvidoriadamulher@tre-pi.jus.br
Benefícios
A identificação biométrica torna o cadastro eleitoral fidedigno à realidade populacional brasileira apta ao exercício de seus direitos políticos, aumenta a confiabilidade do processo eleitoral e afasta incorreções na identificação de eleitoras e eleitores. Além disso proporciona o acesso a um número maior de serviços disponibilizados na plataforma Gov.br.
Fonte: Corregedoria Regional Eleitoral - CRE; Secretaria de Tecnologia da Informação - STI; Diretoria Geral - DG/TRE-PI.
Foto: Arquivo IMCOS e site Floriano News
Donardo Borges - IMCOS/TRE-PI

