Juíza Auxiliar da Corregedoria Regional Eleitoral visita o Serviço de Arquivo do TRE-PI
TRE-PI busca melhorias para a preservação e acesso ao acervo documental

Na última quinta-feira (20/2), o Serviço de Arquivo do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) recebeu a visita da juíza auxiliar da Corregedoria Regional Eleitoral do Piauí (CRE/TRE-PI), Ouvidora da Mulher e presidente da Comissão Permanente de Avaliação Documental (CPAD), Melissa de Vasconcelos Lima Pessoa. A magistrada esteve acompanhada pela coordenadora da CRE/TRE-PI, Hediane Lima Xavier.
O servidor Francisco Marcelo Cassiano da Silva, arquivista do TRE-PI e responsável pelo Serviço de Arquivo, conduziu a visita, apresentando as instalações e explicando o funcionamento da unidade. Durante a inspeção, foram abordados temas relevantes para a gestão documental da instituição.
Entre os pontos discutidos, destacaram-se as atribuições do Serviço de Arquivo, como o atendimento a usuários internos e externos que necessitam de acesso a documentos do acervo, a digitalização e indexação de processos, a higienização e conservação do acervo, e o descarte documental conforme a política de gestão do TRE-PI.
Outro ponto relevante foi a necessidade de apoio técnico especializado para a gestão de documentos eletrônicos, especialmente diante dos desafios impostos pela informatização dos sistemas. Além disso, foi ressaltada a necessidade urgente de reformas na estrutura do prédio que abriga o Serviço de Arquivo, garantindo condições adequadas para a guarda e preservação dos documentos, além de um ambiente de trabalho seguro para os servidores.
Além disso, a visita também enfatizou o papel do Serviço de Arquivo e da CPAD no suporte aos cartórios eleitorais, fortalecendo a gestão documental nas unidades descentralizadas.
Ao final da visita, a Dra. Melissa Pessoa ressaltou a importância da gestão documental para o funcionamento eficiente do TRE-PI e reforçou a necessidade de investimentos tanto na infraestrutura do setor quanto no fortalecimento das unidades e comissões envolvidas. A magistrada destacou ainda a relevância da elaboração de novos projetos que contemplem a gestão da memória institucional, garantindo a preservação histórica e a transparência documental.
Fonte e foto: Corregedoria Regional Eleitoral - CRE/TRE-PI
Marcelo Cassiano - Arquivo / Júnior Andrade - IMCOS/TRE-PI