Nossa Feira Piauí Sustentável movimenta TRE-PI com produtos agroecológicos
1ª edição do evento realizado nesta quinta-feira (14/8) na sede do TRE-PI reuniu agricultores familiares, servidoras e servidores em uma iniciativa que une consumo consciente, saúde e apoio aos pequenos produtores

Verduras, hortaliças, mel, cajuína, plantas ornamentais, castanhas, açaí e até carnes, produzidos por agricultores familiares de Teresina, fizeram parte do dia de trabalho de servidoras e servidores da Justiça Eleitoral do Piauí, nesta quinta-feira (14/8), a partir das 7h30 min até às 12h30min, no hall de entrada do edifício-sede do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI).

Trata-se da primeira edição do projeto Nossa Feira Piauí Sustentável, realizada com o apoio do Núcleo de Sustentabilidade e de Acessibilidade e Inclusão - NSA/TRE-PI e da Quitanda da Agricultura Familiar que integra diferentes agricultores, pecuaristas, artesãos, entre outros produtores familiares locais.


O objetivo foi incentivar o consumo consciente e sustentável, valorizar o trabalho dos produtores familiares piauienses e aproximar as servidoras e os servidores da Justiça Eleitoral do tema sustentabilidade, em alinhamento ao Dia do Combate à Poluição, celebrado neste 14 de agosto. Todos os produtos expostos na feira foram disponibilizados para a venda e diversas servidoras e servidores aproveitaram a oportunidade para adquirir alimentos orgânicos.


A feira, em formato pocket (bolso, diminuto), foi aberta com a presença da secretária de Estado da agricultura familiar, Rejane Tavares da Silva; da gerente do Núcleo de Educação Ambiental - NEA da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - SEMAM, Naisis Castelo Branco Farias - no ato representando o secretário de Meio Ambiente do Piauí, Feliphe Araújo; do diretor de comercialização e do gerente do Projeto Quitanda da Agricultura Familiar, Tiago Ribeiro Patrício e Valmir Alves de Abreu.

Pelo TRE-PI estavam presentes a diretora-geral e coordenadora do Comitê Gestor de Políticas de Gênero, Silvani Maia Resende Santana; os secretários: Tadeu Almeida Martins - Gestão de Pessoas; Anderson Cavalcanti de Lima - Tecnologia da Informação; José Alves Siqueira Filho - Administração, Orçamento e Finanças; a coordenadora da Corregedoria Regional Eleitoral, Hediane Lima Xavier; o Assessor de Planejamento e Gestão Estratégica, Raimundo Nonato Gonçalves Júnior; e os representantes do NSA: Elisabeth Shuck, Aline Deolindo e Sérgio Miranda.

“É uma amostra do que a agricultura familiar pode proporcionar, um casamento entre produtores e consumidores. Essa parceria institucional fortalece os agricultores, gera renda, garante produtos de qualidade que chegam também às mesas dos próprios produtores e cria um espaço de convivência e socialização. Agradecemos ao TRE por essa parceria, a primeira de muitas outras realizações”, declarou Rejane Tavares.

Na mesma oportunidade, a diretora-geral do TRE-PI, Silvani Maia ressaltou que: “O evento nasceu de um encontro e hoje estamos aqui desfrutando deste início. Nosso pensamento é que voltemos à praça para que todo o entorno possa consumir esses produtos de qualidade, certificados pelos seus próprios produtores e livres de contaminação. Que esse embrião se converta em um termo de cooperação e que faça parte do nosso calendário”, afirmou.

A feira contou com a participação de produtores locais, como o casal Cristiane Sousa e Antônio Ribeiro, do empreendimento Tony Bee, que comercializa produtos derivados das abelhas. Segundo eles, a experiência foi enriquecedora. “Participar está sendo fantástico porque nos dá a oportunidade de expor nosso produto e levar seus benefícios direto ao consumidor. Já recebemos elogios, dialogamos e apresentamos as qualidades do mel. A feira serve para aproximar o produtor do consumidor e abrir novas portas”, informaram.
Quem visitou a feira também aprovou a iniciativa. A visitante externa Lucélia Alves destacou a importância de ações como essa para incentivar hábitos mais saudáveis. “A feira foi excelente com a proposta de incentivar uma vida mais saudável, tanto na alimentação quanto na contribuição ao meio ambiente, evitando a poluição com a ideia de sustentabilidade. Nunca tive o costume de comprar produtos assim e a feira me deu a oportunidade de conhecer os produtos. Já comprei mel e colorau”, disse Alves.

Com bancas diversificadas e clima de integração, a Feira Sustentável do TRE-PI se consolida como um espaço de valorização da agricultura familiar, incentivo ao consumo consciente e fortalecimento de parcerias institucionais que contribuem para o desenvolvimento sustentável.
Fonte: Núcleo de Sustentabilidade e de Acessibilidade e Inclusão - NSA/TRE-PI
Fotos: Keity Coimbra - IMCOS/TRE-PI
Thaynara Nascimento / Donardo Borges - IMCOS/TRE-PI

