Juiz Federal Nazareno Rêis se despede do TRE-PI
...

O Dr. Nazareno César Moreira Rêis participou na tarde desta terça-feira (26/08) da sua última sessão como juiz Membro da Egrégia Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), na categoria de Juiz Federal, cujo mandato de 2 anos, que teve início em 27/11/2023 e se estenderia até 27/11/2025 teve o seu final antecipado para 26/08/2025 em virtude de sua nomeação para atuar como Juiz Auxiliar no gabinete do Ministro Nunes Marques a partir do dia 27/08/2025 no Supremo Tribunal Federal (STF) em Brasília-DF.
Em seu lugar ficará o juiz federal substituto, Brunno Christiano Carvalho Cardoso até a indicação de um novo titular.
O Dr.. Nazareno deixa também a direção da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-PI (EJE) onde foi diretor por igual período. É oportuno informar que nesta data, 26/08/2025, o magistrado comemora seu aniversário.
No final da sessão judiciária ordinária por videoconferência, após julgamento dos processos da pauta, antes de iniciar as homenagens ao Dr. Nazareno, o presidente do TRE-PI, desembargador Sebastião Ribeiro Martins anunciou a presença na sessão virtual da diretora geral e coordenadora do Comitê Gestor de Políticas de Gênero do TRE-PI, Dra. Silvani Maia Resende Santana.
Em seguida o presidente do TRE-PI fez uso da palavra para agradecer ao Dr. Nazareno pelos excelentes serviços prestados a corte eleitoral piauiense bem como na direção da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-PI.
Ele afirmou, ser esse momento de despedida, ao mesmo tempo motivo de alegria e de tristeza, sentimento duplo. Tristeza pela ausência do Dr. Nazareno e alegria porque o Dr. Nazareno, foi mais uma vez, convocado merecidamente para auxiliar o STF, especificamente no gabinete do Ministro Nunes Marques e também alegria porque coincidentemente é o dia do seu aniversário.
Continuando ele revelou profunda admiração e respeito pelo Dr. Nazareno, pelo seu equilíbrio na corte, pela sua ética, pela fundamentação dos seus votos e pelo equilíbrio emocional. Homem fraterno, amigo e muito correto nos seus atos, na sua profissão. “Então eu fico muito triste com a saída do Dr. Nazareno da corte”, revelou.
O desembargador Sebastião afirmou que vai sempre lembrar de muitas coisas boas no tribunal e uma delas é a presença do Dr. Nazareno como membro da corte nas eleições municipais de 2024 que transcorreram muito bem em todo estado do Piauí. “Quero expressar mais uma vez, Dr. Nazareno, a minha satisfação, minha alegria de tê-lo na minha gestão aqui no TRE-PI desejando, também com relação ao seu aniversário muita paz, saúde, que é o mais importante e que Vossa Excelência possa continuar essa sua trajetória brilhante que é motivo de orgulho para todos nós piauienses”, concluiu.
Em seguida ele passou a palavra para o desembargador Ricardo Gentil Eulálio Dantas, que ao se manifestar afirmou que falar do homem, do juiz Nazareno é tarefa fácil que não requer nenhuma preparação prévia haja visto as grandes virtudes que ele é possuidor. “Homem de caráter, bom juiz, sereno, tranquilo, ético, uma pessoa extremamente simples, honrada e dedicado ao estudo e a sua família”, disse..
O desembargador Ricardo Gentil esclareceu que o Dr Nazareno consegue conjugar tudo isso com muita tranquilidade e tem tempo pra tudo até pra se dedicar a sua vida espiritual pois é um homem extremamente dedicado a Deus. “Ele frequenta com muita assiduidade a igreja e procura alimentar muito a sua fé e eu tenho certeza que essas características ele traz do berço por ensinamentos que foram introduzidos pela sua família, seus pais e ele consegue conciliar tudo isso nesse mundo moderno”, pontuou.
O desembargador Ricardo revelou que o Dr. Nazareno está sempre a frente do nosso tempo, que ele sempre demonstrou isso desde os bancos da faculdade, os concursos que ele passou, todos que ele fez ele passou e hoje ele se dedica ao estudo de uma disciplina avançada que é a Inteligência Artificial. “Então, eu quero desejar ao Dr. Nazareno muita paz, principalmente no dia de hoje que a graça de Deus e a misericórdia seja derramada sobre o amigo com abundância e que Vossa Excelência tenha um excelente dia e curta o seu aniversário”, concluiu.

Sessão que marcou a despedida do juiz federal Nazareno Rêis
Na sequência, os demais membros da corte e o Procurador Regional Eleitoral, Alexandre Assunção e Silva fizeram uso da palavra para parabenizar o Dr. Nazareno pelo seu aniversário e como pessoa sobretudo a sua simplicidade, a generosidade na convivência e no trato com os colegas e a sensibilidade nos julgamentos por ele proferidos. Todos manifestaram admiração e respeito por sua brilhante trajetória, externando satisfação em terem podido dividir com o Dr. Nazareno a bancada neste tribunal nestes quase dois anos de convivência e desejando a ele muito êxito nessa nova jornada, parabenizando pela sua indicação para o STF e, finalmente, desejando um feliz aniversário, muitas felicidades e muitas alegrias nessa nova jornada.
Em seguida o presidente do TRE-PI passou a palavra para a diretora geral do TRE-PI, Dra. Silvani Maia onde no início de suas palavras ela afirmou ser impossível os servidores e todos aqueles que tiveram a oportunidade de desfrutar do convívio do Dr. Nazareno, não sentir, em cada oportunidade de suas falas, de suas manifestações; seja enquanto julgador, na Corte, seja enquanto Diretor da Escola Judiciária, na condução dos diversos projetos sociais, não nos sentirmos tocados pelo elemento sensível que ele carrega em si, expressão do próprio humanismo – que eu diria que é uma característica de elevação – essa expressão humanista que ressalta na forma de ser e de viver do DR. Nazareno, que o fazem um ser ao mesmo tempo que concilia a sensibilidade e a razão, a consciência, ele faz ressaltar toda uma expressão de excelência desse humanismo numa destacada elevação espiritual.
Em muitas oportunidades em que eu estive com ele em ações da Escola Judiciária Eleitoral, eu conseguia captar em suas falas, em suas mensagens, essa expressão humanista, essa expressão do sensível na apreciação do mundo e na sua forma de olhar e reportar a tudo o que ele faz e como ele faz.
O seu livro “a Ressurreição na Serra da Capivara” foi, também, uma obra que me possibilitou conhecê-lo mais ainda e reafirmar aquelas impressões que eu tinha dele enquanto ser humano. Então, Dr. Nazareno, eu queria que nesse dia, que ele não passasse o registro de como a sua passagem aqui no Tribunal deixou marcado em nós, servidores, essa expressão do grande magistrado, mas também do grande ser humano que conduziu os projetos sociais da Escola Judiciária Eleitoral com um novo olhar, com um novo volvimento, com essa preocupação com a educação e com as futuras gerações.
Nesse dia, também, que nos despedimos e que, também, celebramos mais um ciclo de vida que começa hoje no seu aniversário, receba um fraternal abraço com todo o apreço e admiração que lhe tenho, nesse grande ser humano que o senhor é para mim e penso que para muitos seres que têm a oportunidade de desfrutar do seu convívio. Um abraço muito afetuoso e que o senhor seja feliz nessas novas missões e que não perca os vínculos e os laços construídos conosco aqui no TRE. Seja muito feliz sempre.
Na sequência o presidente do TRE-PI passou a palavra para o secretário das sessões, Walter Schel Alves da Costa Raposo que agradeceu generosamente pela oportunidade e começou sua fala citando Brás Pinga por um imperativo de consciência e de profunda gratidão ao Dr. Nazareno, por sua leitura detida e detalhada dos arremedos estoicos de Brás Pinga.
E, dizem, Sr. Presidente, que não há exagero mais belo que a gratidão, e nesse ponto eu admito que sou exagerado e não me canso de agradecer ao Dr. Nazareno. Muito obrigado. Eu poderia aqui, Dr. Nazareno, apenas endossar todas as palavras de reconhecimento, devotadas de forma muito merecida, à sua pessoa, mas eu queria também nessa ocasião falar de princípios. Antes mesmo de virmos à existência, nossos pais sonharam conosco, e o Dr. Nazareno, eu bem sei disso, porque tive a oportunidade de estreitar muito, tive a felicidade, não só a oportunidade, a felicidade, Presidente, de privar da amizade do Dr. Nazareno, ele é alguém que bem compreende essa condição humana de sermos fruto de muitas mãos, de muitas histórias. Não há conquista humana que não seja coletiva. Toda conquista humana é coletiva.
E sua trajetória aqui no TRE, Dr. Nazareno, deixa marcas em todos nós, especialmente em mim, devo referir, por conta da sua imensa generosidade em relação à minha pessoa. Desejo-lhe feliz aniversário e muito sucesso e êxito nessa sua nova missão.
Por fim, o presidente do TRE-PI passou a palavra para o homenageado que em seu discurso de despedida, afirmou está emocionado pois quis o destino que a sua saída do TRE-PI coincidisse justamente com o seu aniversário. Um aniversário até peculiar, de 50 anos de idade, um aniversário que você não faz todo dia, que lhe deixa assim muito contemplativo a tudo o que ele fez até hoje e que ainda pode, eventualmente, fazer.
Quantas coisas, quantas pessoas importantes da minha vida que já se foram e a gente pensa em tudo isso. Então, é muita emoção, eu fico muito feliz em ouvir essas palavras e, ao mesmo tempo, me sinto também... logicamente, eu tenho muitos defeitos, muitas falhas que eu procuro ocultar evidentemente do meu convívio público, mas todos temos defeitos, faz parte da nossa condição humana; e eu peço a Deus que testemunhe isso porque tudo isso, também, faz parte da gente .
Então, Des. Sebastião; colega Des. Ricardo Gentil; Dra. Maria Luíza, minha colega; Dr. Edson Alves, meu colega também; meu colega José Maria; Daniel; Fábio; colega Alexandre; Dra. Silvani; Dr. Walter..olha, Sr. Presidente, depois de tantas palavras bonitas não teria nem mais o que dizer. Eu vou só pedir licença a Vossa Excelência, para fazer só um breve relato da minha passagem pelo Tribunal, um relato mais pragmático, depois eu dou as minhas impressões um pouco mais pessoais.
Bom, em primeiro lugar, Sr. Presidente, o Juiz Federal, quando assume a Corte Eleitoral, assume, também, por questões regimentais, a Escola Judiciária Eleitoral. Na escola, nós tivemos a oportunidade e eu, particularmente, tive oportunidade, Sr. Presidente, e posso dizer que o Tribunal me ensinou muito mais do que eu possa ter trazido de contribuição pra cá, porque eu aprendi tanta coisa aqui que eu não tinha a menor ideia. A Justiça Eleitoral é uma Justiça muito rica em termos de competência porque ela não é uma Justiça de competência apenas judicial, ela também é uma justiça administrativa. Então, a justiça aqui ela tem iniciativas, ela não é, ao contrário das demais justiças, e, sobretudo a Justiça Federal, Estadual, que são justiças que dependem da provocação da parte para atuarem, a Justiça Eleitoral não tem essa característica; ela atua, de ofício, em muitas ocasiões. E uma das ocasiões interessantes em que a Justiça Eleitoral atua de ofício é justamente na parte da cidadania.
Então, nós fizemos muitas ações, Sr. Presidente, aqui, ao longo de 2024, sobre cidadania na nossa escola. E, eu queria aqui, particularmente referir que a Escola Judiciária Eleitoral, ela conta com servidores – alias, todo o Tribunal Regional Eleitoral – servidoras, especificamente são mulheres, servidoras brilhantes, dedicadas, competentes, comprometidas, empolgadas; e foi, praticamente esse trabalho, eu posso dizer, nenhum cabotinismo vai nisso, pelo contrário, mas francamente, o trabalho é delas, eu apenas fui ali uma espécie de gestor, alguém que, eventualmente, decidia uma coisa que era mais controversa, mas todo o trabalho prático foi realmente das servidoras; das duas Cristianes, da Juliana, da Rita; foram elas que levaram tudo aquilo adiante.
Eu destacaria algumas coisas que foram feitas em termos de cidadania: tivemos visitas de estudantes da UNINASSAU no Tribunal; tivemos visitas de estudantes da Faculdade ICEV – eram visitas sempre muito interessantes, a gente conversava com eles, fazia uma série de explicações sobre a Justiça Eleitoral; tivemos uma roda de conversa no Colégio Sagrado Coração de Jesus, Colégio das Irmãs, no ano passado,foram 200 participantes, foi maravilhoso esse evento; tivemos visitas também. Tivemos uma conversa em alusão ao dia do idoso, foi lá na Universidade Federal, também foi muito interessante esse evento, uma coisa que eu aprendi muito também, conversando com pessoas mais velhas, foi muito interessante; tivemos uma palestra sobre cidadania e democracia nos Institutos Federais – uma palestra que foi bem cedo da manhã, eu me lembro que cheguei até um pouquinho atrasado, mas conseguimos dar a palestra lá, tivemos 100 participantes, Sr. Presidente, foi maravilhoso, também isso; tivemos roda de conversa sobre pessoas idosas, já mencionei, na Universidade Federal, foi muito interessante; tivemos uma roda de conversas sobre o dia da consciência negra com 150 participantes, foi uma coisa impressionante. Então, vejam como o TRE vai da juventude ao idoso, passando pela questão racial, pelas questões todas de cidadania, de
participação. Tivemos uma ação de cidadania sobre Inteligência Artificial no Colégio Marister, maravilhoso – acho que essa daqui eu poderia eleger como a melhor de todas porque me surpreendeu em vários aspectos, SR. Presidente, me surpreendeu na ida.
Ao concluir ele elogiou os servidores do TRE-PI que trabalham no seu gabinete afirmando que deixou o gabinete zerado sem nenhum processo pendente de julgamento para o seu sucessor.
Fonte: Serv. de Imp. e Com. Social (IMCOS)
Produção e publicação da notícia: Xavier Filho (IMCOS)
Foto: Crédito TRE-PI
Visite nossas redes sociais @trepiaui

