TRE-PI abre Semana de Saúde tratando de Autismo e Incontinência Urinária
Evento prossegue nesta quinta e sexta feira tratando de qualidade de vida, cuidados preventivos com saúde, medicina e odontologia do sono, além de exames rápidos de saúde

Os desafios e as vivências diárias enfrentadas pelas famílias com integrante portador ou portadora do espectro autista e a conscientização sobre incontinência urinária marcaram este primeiro dia da Semana da Saúde - Mais Qualidade de Vida para Todos, aberta na manhã desta quarta-feira (9/4), no auditório desembargador Vicente Ribeiro Gonçalves, no prédio antigo do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), com transmissão ao vivo pelo canal do tribunal no YouTube e tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS.
O azul foi a cor predominante no auditório e também nos cartórios eleitorais da Capital e do Interior do Estado, que participaram de forma online do evento.
A iniciativa prossegue nesta quinta (10/4) com uma roda de conversa com o tema: "Importância dos cuidados preventivos com a saúde" e aula de alongamento, com a fisioterapeuta e educadora física, Gilvana Teles; com a nutricionista do Tribunal de Justiça do Piauí, Joycelane Campos Ribeiro; e com o médico do TRE-PI, o infectologista Kelson Nobre Veras. Também funcionará no local um stand de avaliação rápida de saúde para aferição de pressão arterial, com uma equipe da Unimed atendendo o público interno do TRE-PI e público externo presente.
Já na sexta-feira (11/4) a roda de conversa abordará o assunto: "Medicina e Odontologia do Sono", com a Doutora em Odontologia do sono, Olívia Mendes; com o médico do sono, Cícero Alves; e com a odontóloga do TRE-PI, Celeyda Getsemane Martins Guimarães Motta. Naquela data o stand com uma turma de enfermagem da faculdade UNINASSAU fará aferição de peso corporal, IMC, pressão e glicemia.
Haverá ainda, naquele último dia da programação, a oficina de Mindfulness (Atenção Plena), uma técnica de meditação que consiste em estar atenta ou atento ao momento presente e sua relação com o gerenciamento do estresse diário, ministrada pela psicóloga do TRE-PI, Kézia Stéfani de Oliveira.
Esta programação integra o calendário institucional de eventos com a finalidade de promover a conscientização e a prevenção de doenças, bem como fomentar a adoção de hábitos saudáveis entre as servidoras e os servidores da Justiça Eleitoral no Piauí.
A Semana da Saúde foi aberta pela juíza auxiliar da Presidência do TRE-PI, Maria Célia Lima Lúcio, que representou o presidente do tribunal, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, em viagem institucional ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília - DF.
Em sua fala a magistrada destacou que a relação entre democracia e saúde é profunda e independente. "A saúde é um componente vital da democracia, pois as cidadãs e cidadãos saudáveis participam de maneira mais ativa e consciente dos processos democráticos. Ao investir na saúde de nosso corpo funcional, estamos também fortalecendo a instituição como um todo. Um ambiente de trabalho saudável e acolhedor é fundamental para que possamos cumprir nossa missão com excelência e dedicação", afirmou.
A seguir foi dado início à roda de conversa sobre o primeiro tema: "Autismo: Desafios e Conquistas", reunindo três mães atípicas de filhos autistas de nível dois e três, com idades variando de nove a quinze anos, formado pela juíza do trabalho - Luciane Rodrigues do Rego Monteiro Sobral; pela promotora de justiça, Lia Raquel Prado Burgos Ribeiro e pela servidora do TRE-PI, Gilda Granja Góis. A conversa foi mediada pela psicóloga do TRE-PI, Kézia Stéfani de Oliveira Lopes.
O tema foi abordado de modo franco e sem tabus fundamentado na experiência real de vida de cada uma delas com os desafios, angústias, medos, incertezas e fé de cada família, lindando com filhos autistas com diferentes espectros, comorbidades e limitações. O assunto despertou grande interesse do público presente e motivou várias perguntas durante as falas, além do compartilhamento de vivências experimentadas também por servidoras e servidores presentes. Ao final da roda de conversa, a juíza auxiliar da Presidência, Maria Célia Lima Lúcio, fez a entrega de certificado de participação as palestrantes, e foi servido um coquetel de confraternização.
Após a pausa, a programação foi retomada com a palestra de conscientização sobre incontinência urinária, efetuada pela médica urologista Silvana Sales de Deus Barbosa. O tema também motivou interesse das pessoas presentes e gerou vários questionamentos à médica. Ao final, a profissional foi homenageada com um certificado de participação entregue pela diretora geral e coordenadora do Comitê Gestor de Políticas de Gênero do TRE-PI, Silvani Maia Resende Santana, que agradeceu a presença de todos e fez o encerramento do primeiro dia da Semana da Saúde 2025 no âmbito do TRE-PI.
Fonte: Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP/TRE-PI
Fotos: Keity Coimbra e Donardo Borges - IMCOS/TRE-PI
Texto: Donardo Borges - IMCOS/TRE-PI