Chefes de Cartório testam os novos recursos de acessibilidade das urnas eletrônicas

..

..

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) está treinando nesta terça-feira (13/8) e quarta-feira (14/8), todas e todos chefes de cartório das 74 Zonas Eleitorais do Piauí, no Auditório Desembargador Álvaro Brandão Filho, no Fórum Eleitoral de Teresina Juiz Francisco de Sousa Martins, em Teresina - PI.

Uma das atividades realizadas no treinamento é o conhecimento e o manuseio dos recursos de acessibilidade disponíveis na urna eletrônica para as eleitoras e os eleitores com deficiência, seja visual, auditiva ou motora e que tem prioridade para votar.

Uma dessas ferramentas de acessibilidade que será utilizada no pleito deste ano é a voz sintetizada – batizada de Letícia – que é um recurso auxiliar que visa garantir a acessibilidade a pessoas com deficiência visual. A voz guiará pessoas cegas ou com baixa visão durante o momento de votar.

O recurso já existia nas urnas desde o ano 2000, porém foi atualizado em 2020 e agora conta com uma nova versão, adaptada a partir de recomendação da Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB).

A "voz Letícia", usada nas urnas eletrônicas nestas Eleições 2024, pertence a atriz e cantora Sara Bentes, da cidade de Volta Redonda, no Estado do Rio de Janeiro, que nasceu com deficiência visual. Ela doou sua voz ao programa RHVoice, um banco de vozes público que converte o texto em fala e que foi usado para fazer a atualização nas urnas eletrônica. A voz sintetizada foi batizada como Letícia por ser o segundo nome da atriz.

Além da voz "Letícia' e do inconfundível bip com o som “pilili”, alerta sonoro emitido pela urna eletrônica que indica o término da votação da eleitora ou do eleitor, o equipamento também conta com outros recursos de acessibilidade, como:

Tela mais inclinada para favorecer a visualização;

Sistema Braile e identificação da tecla “5” do teclado da urna, similar ao do telefone;

Intérprete da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) na tela da urna, informar, às eleitoras e aos eleitores com deficiência auditiva, os cargos que estão em votação e;

Sistema de áudio com regulação de volume e velocidade da fala.

Acompanhamento de eleitora ou eleitor na cabine durante a votação

Segundo o Chefe da Seção de Orientação às Zonas Eleitorais, Inspeção e Correições - SEOZIC/TRE-PI, Hugo Leonardo Ferreira Leite, todos os locais de votação do Piauí contarão com uma pessoa Coordenadora de Acessibilidade, para auxiliar as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

“Temos também o formulário de pessoa com deficiência para que a cidadã e o cidadão possa informar sua deficiência e essa informação vai para o cadastro eleitoral, permitindo que a Justiça Eleitoral se programe para as eleições seguintes. Temos ainda o respeito ao direito da pessoa com deficiência de ser acompanhada na cabine de votação por alguém de sua confiança que lhe auxilie a votar e há também a possibilidade de transferência temporária de seção para uma outra, no mesmo município, que disponha de melhores recursos de acessibilidade, o que pode ser feito até o dia 22 de agosto”, disse Hugo Leonardo.

No Piauí, 24 mil 693 eleitores e eleitoras declaram que têm alguma deficiência. Cerca de 25% tem dificuldade de locomoção, 22% tem deficiência visual e 10% auditiva.

Fonte: Serviço de Imprensa e Comunicação Social - IMCOS

Foto: Yala Sena - IMCOS/TRE-PI

Yala Sena/Donardo Borges - IMCOS/TRE-PI

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Piauí
Praça Desembargador Edgar Nogueira , Nº 80. Centro Cívico,
Teresina-PI - CEP 64000-920 - Brasil

Ícone Protocolo Administrativo

Recepção Fórum Eleitoral de Teresina (+55 86) 3131-3400 Telefonia: (+55 86) 2107-9700
Tel: Recepção Sede (+55 86) 2107-9828 / 2140-9185
Ouvidoria - 0800 086 0086
Protocolo: (+55 86) 2107-9735

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos
Horário de funcionamento: Segunda à Sexta-feira
Sede e Cartórios Eleitorais:  07 às 13h
Protocolo: 07 às 19h

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE-PI coleta dados (IP, acesso a links, sistema operacional e navegador), por meio de cookies ou dos navegadores. A coleta é para cumprir obrigação legal, permitir a melhor navegação ou para fins estatísticos. Para saber mais, acesse nossa Política de Privacidade .

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.