TRE-PI inaugura Ponto de Inclusão Digital em Santa Cruz do Piauí

Moradores de Santa Cruz do Piauí terão acesso a ampla gama de serviços digitais

...

Na última quarta-feira (29), Santa Cruz do Piauí testemunhou um avanço significativo no acesso à justiça e serviços públicos com a inauguração do Ponto de Inclusão Digital (PID) pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI). A unidade faz parte do Programa Justo Acesso, do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), que tem como objetivo facilitar e ampliar o acesso à Justiça em cidades que não são sede de comarca.

Os Pontos de Inclusão Digital foram estabelecidos como parte essencial do compromisso do TRE-PI em facilitar a vida dos cidadãos, permitindo a realização de atos processuais por videoconferência, como audiências e atendimentos eletrônicos, em localidades que não abrigam uma sede de comarca. Sob a jurisdição do Cartório da 62ª Zona Eleitoral de Picos, essa inauguração representa um passo significativo na promoção da inclusão e da facilidade de acesso aos serviços do sistema de justiça.

Além dos serviços oferecidos pelo TRE-PI, as unidades visam integrar uma variedade de serviços do Sistema de Justiça e órgãos da Administração Pública. Entre eles estão o Ministério Público, Defensoria Pública, Secretaria de Segurança Pública (SSP), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Tribunal Regional do Trabalho (TRT22), Tribunal Regional Federal (TRF1) e Ministério Público do Trabalho.

Os moradores dos municípios agora terão acesso a uma ampla gama de serviços, incluindo serviços eleitorais, como alistamento eleitoral, inclusão do nome social, emissão de certidões, localização de locais de votação, impressão do título e resolução de multas eleitorais, todos essenciais para a participação cívica dos cidadãos. Destaca-se também a disponibilidade de audiências virtuais, consulta processual, balcão virtual, atermação online, além de atendimento do TJ-PI e serviços de cartórios extrajudiciais.

Santa Cruz do Piauí não está sozinha nesse avanço tecnológico. Outros municípios, como Palmeirais, São Félix do Piauí, Eliseu Martins e Landri Sales, também viram a implementação desses pontos de inclusão digital neste ano pelo TRE-PI.

Com essa inauguração, o TRE-PI reafirma seu compromisso em promover a inclusão digital e facilitar o acesso à justiça, enfatizando a importância de avanços tecnológicos para aprimorar a vida dos cidadãos e a eficiência dos serviços públicos.

Por Serviço de Imprensa e Comunicação Social do TRE-PI, com informações do TJ-PI

Foto: TJ-PI

icone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Piauí
Praça Desembargador Edgar Nogueira , Nº 80. Centro Cívico,
Teresina-PI - CEP 64000-920 - Brasil

Icone Protocolo Administrativo

Recepção Fórum Eleitoral de Teresina (+55 86) 3131-3400 Telefonia: (+55 86) 2107-9700
Tel: Recepção Sede (+55 86) 2107- 9732 / 9828
Ouvidoria - 0800 086 0086
Protocolo: (+55 86) 2107-9735

 

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento do protocolo das 07h às 19h

Acesso rápido