Processos Judiciais do TRE-PI e TSE podem ser consultados na Internet

No site dos tribunais é possível acompanhar a tramitação de processos na Justiça Eleitoral, acessar decisões e esclarecer dúvidas

No site dos tribunais é possível acompanhar a tramitação de processos na Justiça Eleitoral, aces...

Com o objetivo de facilitar o acesso aos processos em tramitação na Justiça Eleitoral, os sites do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) disponibilizam um campo específico para que a usuária ou o usuário consulte informações de seu interesse.

A funcionalidade é bastante útil a pesquisadores, estudantes, advogados e servidores públicos, entre outros, que necessitam acessar informações relacionadas a determinados processos e aos respectivos representantes legais.

Ao acessar o site https://www.tre-pi.jus.br > no menu lateral Serviços Judiciais, as usuárias e os usuários podem acompanhar os processos por tema específico.

Acompanhamento processual e Push:

Campo para consulta e gerenciamento de documentos protocolados na Justiça Eleitoral, registrados em meio eletrônico, recebimento e expedição dos processos judiciários e administrativos, bem como a autuação, a distribuição e o processamento dos feitos de competência originária e recursal do TSE.

Balcão Virtual:

Atende, por meio de plataforma de videoconferência, as partes, os advogados e quaisquer pessoas interessadas nos processos que tramitam na Corte. A ferramenta evita o deslocamento ao Tribunal para receber informações, além de propiciar o esclarecimento de dúvidas e sobre processos, sendo vedado o peticionamento de demandas.

Distribuição/Redistribuição de processos:

O serviço visa dar publicidade às distribuições e às redistribuições de processos efetivadas pela Secretaria Judiciária. Ao clicar nos dias que constam no calendário indicado na página, as pessoas interessadas terão acesso a uma lista com os respectivos processos e informações relacionadas, tais como origem, partes, relator e resumo.

Processo Judicial Eletrônico (PJe):

É a principal ferramenta de consulta de processos da Justiça Eleitoral. A Portaria TSE nº 344/2019 instituiu o PJe na Justiça Eleitoral. A obrigatoriedade para a proposição e a tramitação de processos no sistema, por parte de advogados e servidores da Justiça Eleitoral, é para as mais diversas classes processuais.

Processos julgados: neste campo, estão disponíveis dados sobre processos julgados nas sessões de julgamentos do TSE. Seguindo o calendário indicado, é possível consultar as relações dos processos julgados pela Corte. Para acessá-las, os usuários podem indicar a classe processual, a numeração ou a data.

Meio físico

Conforme o site do TRE-PI, “A partir de 13.09.2023, é obrigatória a utilização exclusiva do Processo Judicial Eletrônico - PJe pelas partes, advogados(as) e representantes processuais para peticionamento de demandas de competência originária do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí.

Fonte e foto: TSE com adapatações do Serviço de Imprensa e Comunicação Social - IMCOS/TRE-PI

TP/LC, DM - TSE

Donardo Borges - IMCOS/TRE-PI

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Piauí
Praça Desembargador Edgar Nogueira , Nº 80. Centro Cívico,
Teresina-PI - CEP 64000-920 - Brasil

Ícone Protocolo Administrativo

Recepção Fórum Eleitoral de Teresina (+55 86) 3131-3400 Telefonia: (+55 86) 2107-9700
Tel: Recepção Sede (+55 86) 2107- 9732 / 9828
Ouvidoria - 0800 086 0086
Protocolo: (+55 86) 2107-9735

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento do protocolo das 07h às 19h

Acesso rápido