Escola de Picos faz Eleição com Urnas Eletrônicas do TRE-PI

...

...

O Centro Estadual de Educação Profissional Petrônio Portela – CEEP, na cidade de Picos – PI, distante cerca de 320 Km de Teresina, realizou uma Eleição simulada, no dia 26 de maio, utilizando 7 (sete) urnas eletrônicas de votação. Desse total, 2 (duas) urnas foram destinadas a treinamento de “eleitoras(es) e mesárias(os)” e as outras 5 (cinco) destinadas a colher os votos de 872 estudantes do CEEP, matriculados nos turnos da manhã, tarde e noite.

Os equipamentos foram preparados e cedidos pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), atendendo a um pedido feito pela direção do CEEP à Seção de Voto Informatizado – SEVIN/TRE-PI, demonstrando a confiança que a sociedade deposita nas urnas eletrônicas e na segurança do processo eletrônico de votação, incluindo a rapidez da apuração e a transparência de todo o processo eleitoral.

A eleição simulada em Picos fez parte do projeto “Democracia, Eleições e Cidadania”, desenvolvido naquela escola. Segundo a professora Jacineide Lima, uma das organizadoras do evento, o projeto visa, entre outros, despertar no alunado o desejo da participação política, mostrando a importância da cidadania e contribuindo para torná-los cidadãs(ãos) comprometidas(os) com o bem-estar social de maneira coletiva.

Inscreveram-se neste pleito parametrizado 40 candidatos que disputaram os cargos de Prefeito, Vice-Prefeito e Vereador por 6 (seis) “partidos”, a saber: União Escolar, Partido Democrata Premen, Partido Evolucionista Premen, Partido Revolucionário Democrático, Partido Social Livre e Partido Estudantil Democratas.

Após a totalização dos boletins de urna (BU’s) a Comissão Eleitoral declarou eleitos 2 (dois) prefeitos, 2 (dois) vice-prefeitos e 10 vereadores, de 5 (cinco) partidos diferentes, os quais desempenharão mandato de dois anos, numa espécie de “Prefeitura”, que funcionará na própria escola.

No desempenho dos mandatos, os eleitos desenvolverão atividades relacionadas à preservação do patrimônio do ambiente escolar, limpeza da escola, organização de eventos culturais e educacionais, entre outras. Haverá 4 secretarias, cujos titulares serão nomeados entre os candidatos que não conseguiram se eleger.

Fonte: Seção de Voto Informatizado - SEVIN/TRE-PI

Foto: CEEP - Picos

Donardo Borges - IMCOS/TRE-PI

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Piauí
Praça Desembargador Edgar Nogueira , Nº 80. Centro Cívico,
Teresina-PI - CEP 64000-920 - Brasil

Ícone Protocolo Administrativo

Recepção Fórum Eleitoral de Teresina (+55 86) 3131-3400 Telefonia: (+55 86) 2107-9700
Tel: Recepção Sede (+55 86) 2107- 9732 / 9828
Ouvidoria - 0800 086 0086
Protocolo: (+55 86) 2107-9735

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento do protocolo das 07h às 19h

Acesso rápido